Nesta segunda-feira, 14 de outubro, é comemorado em todo Brasil o Dia Nacional da Pecuária. Atualmente, o País possui o maior rebanho comercial do mundo, sendo o que mais fatura com a exportação de carne. Atingimos esse patamar graças ao comprometimento dos profissionais de um setor que se adaptou à competitividade do mercado em termos de gestão, manejo, tecnologia e sustentabilidade.

Para celebrar a data, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) relembra 4 episódios recentes em que se posicionou ao lado dos interesses dos pecuaristas brasileiros. Mais do que parabenizar todos os profissionais da cadeia produtiva da carne, a entidade deixa a mensagem de que permanecerá atenta às reinvindicações e os desafios dos produtores.

 

Palestras para pecuaristas em todo Brasil

Por iniciativa da diretora Teresa Cristina Vendramini, o departamento de Pecuária da SRB promoveu debates, palestras e workshops para capacitação de pecuaristas em todas as regiões do Brasil. No mais recente, o 4º Congresso das Mulheres do Agro, realizado em outubro, Teresa falou do papel do jovem e da mulher para o avanço do setor em termos de tecnologia, gestão, negócios e sustentabilidade.

https://www.srb.org.br/srb-fala-de-juventude-e-capacitacao-no-4o-congresso-das-mulheres-do-agro/

 

Mobilização de produtores rurais na Alesp contra a suspensão do embarque de animais vivos

Em 2018, a entidade levou dezenas de produtores rurais à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) em uma mobilização contra a aprovação do Projeto de Lei 31/2018, que proibia no Estado o embarque de animais vivos no transporte marítimo. Antes do ato, a SRB chegou a organizar debates e reuniões com secretários de governo e lideranças do setor, atendendo reinvindicações de pecuaristas de todo Brasil.

https://www.srb.org.br/srb-debate-iniciativas-para-evitar-novas-suspensoes-de-embarque-de-animais-vivos/

Debates sobre o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa

A SRB organizou um encontro com representantes do Ministério da Agricultura responsáveis pelo Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) para expor as dúvidas e preocupações dos pecuaristas. A entidade relatou os grandes desafios para colocar em prática a principal meta do programa: fazer do Brasil um País livre de febre aftosa e eliminar a vacinação até 2023. Em 2017, a SRB assinou um documento da Federação das Associações Rurais do Mercosul (FARM), reforçando o compromisso do Brasil em controlar e erradicar a febre aftosa nos países da região.

https://www.srb.org.br/srb-promove-debate-sobre-programa-nacional-de-erradicacao-da-febre-aftosa/

 

Criação do departamento de Pecuária

Todas essas ações foram desenvolvidas dentro do departamento de Pecuária da SRB, criado em 2017 como uma frente de atuação exclusiva para o estímulo do mercado brasileiro de carne bovina. O departamento de Pecuária, coordenado pela diretora Teresa Cristina Vendramini, trabalha pela modernização da produção nacional, pela abertura de novos mercados fora do país e na solução de questões regulatórias.

https://www.srb.org.br/srb-forma-comite-para-promocao-e-desenvolvimento-da-pecuaria/