A safra brasileira de grãos deve bater o recorde de 300 milhões de toneladas na temporada 22/23. Foi comemorando esse número que a ministra da Agricultura e Senadora eleita, Tereza Cristina, deu início à sua fala durante o encontro promovido pela Sociedade Rural Brasileira, nesta segunda-feira (05/12), na sede da entidade em São Paulo-SP. Convidada para participar da última reunião do Comitê de Relações Internacionais da SRB de 2022, a ministra dividiu a mesa com a presidente da SRB, Teresa Vendramini; a coordenadora do comitê da SRB, Cláudia Costa; o secretário de Agricultura de SP, Francisco Maturro; o embaixador, Alexandre Ghisleni; o superintendente do Ministério da Agricultura, Andrea Moura; o ex-secretário do MAPA e atual conselheiro da embaixada em Madri, Flávio Bettarello; e com o secretário adjunto de Relações Internacionais do MAPA, Fernando Zelner.

Na presença de grandes lideranças do agronegócio e dos conselheiros da SRB, a ministra falou sobre as “Perspectivas para o Agro de 2023 a 2026” citando alguns pontos, considerados por ela “preocupações” para os produtores rurais. O primeiro deles, é o PL dos Defensivos, que traz grandes avanços para a agricultura brasileira mas que enfrenta resistência dos parlamentares e da sociedade em geral. “Tudo o que temos para avançar em boas práticas socioambientais e de segurança alimentar tem sido colocado ao inverso”, disse a ministra sobre a compreensão do PL, que propõe uma modernização no uso de defensivos no Brasil.  O segundo tema citado foi os fertilizantes, que já era um problema para a agricultura brasileira mesmo antes da guerra entre Rússia e Ucrânia. “O Brasil é o único país do mundo que faz agricultura, como faz, em terras pobres. Nosso solo agricultável é super pobre, precisamos destes fertilizantes”, sinalizando que o Plano Nacional de Fertilizantes é um programa de estado para a segurança alimentar do país. 

A ministra ainda falou do futuro e, apesar das boas perspectivas, chamou atenção para que o agronegócio não sofra solavancos políticos. “O Brasil produtor de alimentos é de segurança nacional, penso até em colocar isso em uma legislação. Um setor que produz alimento não pode sofrer retrocessos, idas e vindas”. Citou ainda a necessidade de mudanças no Plano Safra, com mais autonomia e previsibilidade para o Ministério da Agricultura, e a importância do Seguro Rural, cujo volume de recursos cresceu de R$ 400 milhões para R$1.2 bilhão durante a sua gestão. “Minha grande preocupação é que esse recurso não é obrigatório e ficamos à mercê da barganha”, afirmando que esse é um importante mecanismo para  evitar o endividamento agrícola. 

O encontro ainda teve a fala das autoridades da mesa e perguntas dos convidados, que abordaram temas como meio ambiente, relações internacionais, fruticultura e o mercado da borracha natural. “Foi um encontro muito importante para Sociedade Rural Brasileira e para o setor, em que tivemos a oportunidade de homenagear essa ministra que deixa seu nome na história do agronegócio. Os pontos levantados  são muito relevantes e estarão nas pautas da SRB em 2023”, declarou a presidente da SRB, Teresa Vendramini.

   

*A íntegra do encontro “Perspectiva para o Agronegócio 2023/2026”, com a Ministra e Senadora eleita, Tereza Cristina, você pode assistir no Canal da SRB no YouTube. Clique, aqui!