O Comitê de Relações Internacionais da Sociedade Rural Brasileira (SRB), liderado pela coordenadora Cláudia Costa, reuniu representantes do governo federal, no último dia 25 de setembro, para debater as estratégias do Brasil na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas  (Cop30), marcada para novembro de 2025, em Belém (PA). 

Participaram da reunião, em São Paulo, o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, embaixador,André Corrêa do Lago, e a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento (MDIC), Tatiana Prazeres. Também participaram do encontro o Secretário de Agricultura-SP, Antônio Júlio, o presidente da Abitrigo, o embaixador Rubens Barbosa, o ex-Ministro das Relações Internacionais e Senador, Aloysio Nunes e Roberto Paranhos da Câmara de Comércio Brasil & Índia.

“O Brasil está chamando o mundo para vir ao Pará discutir o desmatamento da Amazônia, sabemos que é um tema de grande complexidade, mas transparência é uma das nossas forças e precisamos mostrar a diversidade do nosso país”, afirmou o embaixador  André Corrêa do Lago.

Para a secretária de Comércio Exterior, o Brasil a partir de agora terá várias oportunidades para influenciar o debate sobre mudanças climáticas. Tatiana Prazeres citou a COP 28, que ocorre em Dubai, e lembrou da liderança do Brasil no G20 e também no grupo dos BRICs. 

O presidente da SRB, Sergio Bortolozzo, avaliou de forma positiva o encontro com os secretários e demais lideranças convidadas para o evento. “Nosso setor vai ser ouvido na elaboração do plano de ação, isso é muito importante. Tivemos uma discussão serena e equilibrada, com objetivo de garantir que produtor rural participe de todas estas discussões internacionais”, afirmou o dirigente.