Com a presença de autoridades de 22 países, além das principais lideranças do cenário econômico e político, foi realizada nesta segunda-feira, dia 4 de julho, em São Paulo (SP), a 4ª edição do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes.

A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, participou do encontro representando o agronegócio. “No ano passado, o comércio com os países Árabes atingiu a cifra histórica de US$ 24 bilhões, sendo os produtos do agronegócio a principal pauta das exportações. Destaque para a Carne Halal, em que o Brasil é líder mundial nas exportações desta proteína”, destacou a presidente Vendramini.

Um dos temas centrais do fórum foi a nova formação geopolítica com a Guerra na Ucrânia, que pode dividir o mundo e modificar o modelo de comércio global, assim como os gargalos logísticos que ainda dificultam as exportações agropecuárias entre o Brasil e os Países Árabes. “Apesar destes fatores, as possibilidades de expansão no comércio dos produtos brasileiros são enormes, principalmente no campo do agronegócio e das energias renováveis”.

No Fórum, a presidente esteve  ainda com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão e reunida com o Ministro do Comércio e Indústria do Kuwait, Mohammed Meklef Al-Enezi, que demonstrou muito interesse em conhecer o trabalho dos produtores rurais brasileiros, especialmente na pecuária de corte.

O Fórum Econômico Brasil & Países Árabes foi promovido pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira que está completando 70 anos da sua fundação com o propósito de conectar brasileiros e árabes para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural.