A Sociedade Rural Brasileira faz um apelo ao Governo Federal e ao Congresso Nacional para que garantam recursos para o Plano Safra 2021/2022. Ressaltamos a necessidade de prever no Orçamento da União um valor que seja, no mínimo, igual ao montante disponibilizado no ano passado.

O agronegócio brasileiro representa mais de 26% do PIB de nosso país, vem garantindo a produção de alimentos a nossa população, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, além de seguir gerando superávit comercial de vital importância para sairmos da atual crise econômica. Para que tal contribuição seja mantida, é fundamental que o poder público garanta os recursos necessários para que este setor siga cumprindo a sua missão de não apenas garantir comida na mesa dos brasileiros, mas alimentar boa parte do mundo.

A SRB recebeu com perplexidade o corte de R$ 2,5 bilhões no orçamento destinado a agropecuária, conforme texto aprovado no mês passado. Em setores como a agricultura familiar, a redução na oferta de crédito é superior a 40%, o que causaria grande comprometimento a produção de alimentos no País. Entendemos que é urgente uma mobilização de nossas autoridades em defesa deste segmento que vem desempenhando papel crucial para a economia brasileira.