Após 44 anos de carreira jurídica, o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças formalizou a sua aposentadoria junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A Sociedade Rural Brasileira fez um agradecimento especial a este que é um dos principais nomes da área jurídica no Brasil. Foi enviado um ofício ao magistrado, destacando que a sua gestão no TJ-SP pode ser considerada um marco na história da justiça paulista.

No documento assinado pela presidente da SRB, Teresa Vendramini, a entidade parabeniza e agradece os serviços prestados por Manoel de Queiroz Pereira Calças ao judiciário brasileiro. E convida o jurista a participar, a partir de agora, dos comitês da SRB, o que poderá trazer decisivas contribuições para o trabalho que v

em sendo desenvolvido pela entidade em defesa da agropecuária nacional.

Entre as principais contribuições do professor Manoel de Queiroz Pereira Calças, está o desenvolvimento de câmaras e varas especializadas em Direito Empresarial. Em artigo publicado recentemente no jornal O Estado de São Paulo pela professora da USP, Paula A. Forgioni e pelo desembargador do TJ-SP, Cesar Ciampolini, o trabalho de Calças foi destacado como decisivo para que São Paulo fosse o pioneiro na especialização do judiciário brasileiro em Direito Empresarial, o que serviu como estímulo ao desenvolvimento nacional.

Manoel Calças exerceu dois dos mais importantes cargos no TJ-SP: corregedor-geral e presidente da corte. O magistrado nasceu em 1950, na cidade de Lins (SP).
Formou-se pela Faculdade de Direito de Bauru, turma de 1972. Tem especialização em Direito Processual Civil, mestre e doutor em Direito Comercial. É professor em diversas universidades e iniciou sua carreira na magistratura em 1976, na 15ª Circunscrição Judiciária, com sede em São José do Rio Preto.