A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, já está no interior de São Paulo para participar dos protestos da próxima quinta-feira, dia 7 de janeiro. A manifestação é contra a decisão do governador João Doria de aumentar o ICMS dos insumos agropecuários e de outros produtos, o que deve provocar alta no preço dos alimentos para toda a população. Mais de 50 municípios de diversas regiões paulistas já confirmaram participação no tratoraço.

“Como produtora rural que sou, não poderia ficar de fora deste movimento”, destacou Vendramini. A dirigente convoca os produtores para que participem do protesto que tem como objetivo sensibilizar o governo paulista sobre os prejuízos que o aumento do ICMS pode causar não apenas para a agropecuária mas para toda a sociedade.

Além da presidente, outros diretores da SRB também devem acompanhar as manifestações em diferentes cidades. Diversas entidades do agronegócio tem se manifestado contra o aumento do ICMS em São Paulo que deve provocar, por exemplo, alta de 8,9% no preço da carne ao consumidor e de 8,4% no valor do leite longa vida, já que a alta nos impostos atinge outros itens como energia elétrica e maquinário. O diretor da SRB, Azael Pizzolato Neto, lembrou que, em alguns casos, o aumento na carga tributária deve chegar a 30%. “O agro não pode pagar a conta da pandemia”, afirma o dirigente.