A Sociedade Rural Brasileira (SRB) vem a público declarar apoio à Comissão de Produtores Rurais e Setores do Agronegócio de Barretos e região, que pede a manutenção da logística na produção agrícola e distribuição de alimentos durante o período de lockdown, previsto  de 19 a 27 de junho. Reiteramos a importância dos pontos destacados na carta aberta produzida durante a reunião de 16 de junho, em que a SRB foi representada pela sócia e produtora rural, Cris Moraes. 

Entendemos a importância do controle da disseminação do vírus da Covid-19 e estamos empenhados em aconselhar e empreender ações para que os efeitos da pandemia tenham o menor impacto possível na produção e na sociedade. No entanto, precisamos evitar o desabastecimento nas cidades e garantir a segurança alimentar dos brasileiros. 

Em ofício encaminhado, no início da pandemia, ao Presidente da República e aos governadores de todo País, destacamos a necessidade de que as autoridades priorizem a manutenção do funcionamento da estrutura logística de rodovias e ferrovias. Um ano depois, continuamos reforçando a importância destas medidas, permitindo a livre circulação de insumos, produtos agrícolas e trabalhadores rurais.

O Brasil é o segundo maior exportador mundial de alimentos em volume. Um nobre e poderoso compromisso que produtores rurais, comércio e indústria mantiveram durante todo período da pandemia, sendo um dos poucos países que não sofreram com desabastecimento neste momento tão desafiador.