O ex-ministro e ex-deputado federal Aldo Rebelo acaba de assumir um novo desafio. A partir deste mês de agosto, vai atuar como consultor da Sociedade Rural Brasileira. O primeiro desafio será representar a entidade na audiência pública marcada para os dias 21 e 22 de setembro no Supremo Tribunal Federal. No encontro convocado pelo ministro Luís Roberto Barroso, será discutida o tema da utilização dos recursos do Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima (Fundo Clima), além de outras ações ambientais.

A presidente da SRB, Teresa Vendramini, destaca que o Brasil tem sido alvo de várias críticas e cobranças, mundialmente, em relação às questões ambientais. Ela afirma que a entidade quer participar ativamente destas discussões. “Um consultor do gabarito do ex-ministro Aldo Rebelo, que foi fundamental na aprovação do Código Florestal Brasileiro, é a melhor assessoria técnica que poderíamos contar ”, completa a dirigente da entidade.

O ex-ministro disse que considera um movimento importante da SRB a decisão de contribuir para o debate, levando orientações. “É um tema de grande importância e atualidade, a defesa do equilíbrio entre a produção de alimentos e a proteção do meio ambiente” ressaltou Aldo Rebelo.

Atuante na política desde 1977, Aldo Rebelo foi deputado federal pelo estado de São Paulo por seis mandatos, presidiu a Câmara dos Deputados entre 2005 e 2007, além de ter atuado como ministro da Defesa entre 2015 e 2016. Junto ao agronegócio, Rebelo teve papel decisivo ao viabilizar um consenso para a aprovação do Código Florestal Brasileiro, do qual foi relator, garantindo regras mais avançadas de respeito ao meio ambiente, sem prejuízo ao desenvolvimento econômico.