A Sociedade Rural Brasileira assinou um termo de cooperação técnica com a ABCZ, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, estendendo para a pecuária paulista os benefícios doprograma conhecido como Pró-genética. A assinatura foi realizada durante uma live nesta terça (20.10.2020) pela presidente da SRB, Teresa Vendramini, e pelo presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Junior.

Com o acordo, a SRB pretende estimular o aumento da produção de carne e leite nas pequenas propriedades rurais, ao mesmo tempo em que oferece um estímulo para o melhoramento do rebanho. O projeto é baseado no uso de touros zebuínos Puros de Origem (PO), com Registro Genealógico Definitivo (RGD) e Exame Andrológico apto a reprodução.

“Esta cooperação técnica de duas entidades centenárias, como a SRB e a ABCZ, pode ajudar e muito no aumento da renda nas pequenas propriedades rurais,  o que acaba contribuindo para evitar o êxodo rural”, ressaltou a presidente da SRB, Teresa Vendramini. Já o diretor executivo da SRB, Luiz Roberto Zillo, explicou que o objetivo é levar educação e tecnologia a estes pequenos produtores da pecuária de corte e leite, o que deve impactar não apenas a renda, mas a produtividade no campo, servindo de incentivo a permanência dos jovens no campo.