Na última sexta-feira (14) a Diretoria da Sociedade Rural Brasileira (SRB), participou de uma audiência com a Ministra Tereza Cristina no MAPA em Brasília.
No encontro com a Ministra, a SRB levou pautas prioritárias para o setor, como as reformas em discussão no Congresso, em especial a tributaria, das legislações de licenciamento e de defensivos, e o importante trabalho de acesso a mercados internacionais e da imagem do agronegócio brasileiro. Em especial foi discutida uma pauta importantíssima para a pecuária brasileira, trata-se do embarque de animais vivos: a entidade acredita que a restrição de tempo máximo de 8 (oito) horas de viagem em transporte rodoviário de animais cria uma vantagem econômica comparativa entre Estabelecimentos Pré-embarque Exportador – EPE, mesmo entre as já instaladas, inibe o desenvolvimento econômico do setor e não encontra base técnica no importante tema de bem-estar animal.
Essa pauta foi protocolada com o Secretário de Defesa Agropecuária e seu Adjunto no dia anterior à reunião com a Ministra.
Além disso foram debatidas outras pautas prioritárias bem como melhorias nas políticas de segurança e controle de fronteiras, tendo em vista as graves consequências econômicas, sanitárias, que doenças como está podem causar e, ainda, o impacto negativo que causaria nas relações do comércio internacional.
A SRB espera uma evolução positiva e de grande avanço para a agropecuária.