A Sociedade Rural Brasileira participou na última semana da 135ª Expo Rural, realizada em Palermo, Buenos Aires, Argentina – uma das mais antigas e tradicionais exposições agropecuárias da América Latina. Uma delegação de associados da Sociedade Rural Brasileira prestigiou o evento, que  reuniu mais de 2 mil animais de diferentes raças e visitantes de 14 países. 

A exposição foi ainda ocasião para uma reunião das entidades integrantes da FARM (Federação das Associações Rurais do Mercosul). Representada pelo seu vice-presidente, Cesário Ramalho, a Sociedade Rural Brasileira participou do encontro junto com outras nove entidades representativas dos produtores rurais do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. Na pauta, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia e o desafio de mostrar ao mundo e aos consumidores,  em particular,  a capacidade de produção de alimentos do Mercosul de forma sustentável, com sanidade e segurança alimentar.

“A Europa tem grande importância comercial para o Brasil e para toda América Latina, além de exercer influência em mercados, especialmente na Ásia”, afirmou Cesário Ramalho, ressaltando a urgência de se estabelecer um diálogo com os países europeus. Segundo dados divulgados pela FARM, o acordo entre os dois blocos pode significar 25% do PIB global e mais de 37% das exportações mundiais, entre bens e serviços.

Com o objetivo de avançar nessa questão, a FARM planeja uma série de reuniões em Bruxelas durante este semestre. Um cronograma de ações será estabelecido na próxima reunião das entidades (FARM), prevista para ocorrer durante a Expointer, no final de agosto em Esteio, RS. 

Participaram da reunião em Palermo: Sociedade Rural Brasileira , Confederação de Agricultura e Pecuária (CNA), Confederação de Ganaderos da Bolívia, Confederação Nacional de Agricultura da Bolívia, Sociedade Nacional de Agricultura do Chile, Associação Rural do Paraguai, Associação Rural do Uruguai, Federação Rural do Uruguai, Confederação Rural da Argentina e Sociedade Rural Argentina.