Objetivo do grupo é mobilizar jovens dentro do agronegócio

Nesta quinta (27), o Comitê de Liderança e Juventude (CLJ) da SRB, completa um ano. O Comitê é uma evolução do grupo criado em 2010, denominado Rural Jovem. O propósito do grupo inicial se desenvolveu e hoje os membros do fórum focam na mobilização de jovens para o agronegócio e formação de novas lideranças do setor tanto para a esfera pública como para a iniciativa privada. Além disso, fomenta discussões e ações para que as novas gerações participem e contribuam com as transformações que ocorrem no mundo rural formando novas lideranças, seja para a esfera pública como também para a iniciativa privada.

O objetivo da iniciativa é desenvolver representantes e modernos gestores, capazes de conduzir o setor frente à complexidade institucional e econômica do Brasil. Os jovens, sejam ou não envolvidos diretamente na realidade do agronegócio brasileiro, terão oportunidade para compreender quais as principais mudanças que ocorrem no setor e como as novas gerações podem atuar neste processo.

No decorrer desse ano, o Comitê desenvolveu diversos projetos e iniciativas e dentre elas destacam-se: as reuniões mensais, na sede da SRB, com a presença de importantes figuras do agronegócio, como o ministro Roberto Rodrigues, Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil, e Sérgio Rial, presidente do Santander. Além disso, realizou em parceria com ABCV o VI Encontro Rural Jovem, realizado em Uberaba, durante a ExpoZebu, que contou com a participação do deputado federal Marcos Montes e mais de 400 jovens.

Também é importante ressaltar que o grupo se envolve em atividades com grupos como o Comunitas, organização para o engajamento de lideranças empresariais, e a Coalizão, movimento voltado para a sustentabilidade social, econômica e ambiental para um agronegócio competitivo. No âmbito internacional, o Comitê faz parte da Federação das Associações Rural do Mercosul Jovem – FARM Jovem, onde são promovidos encontros trimestrais e se desenvolve o Curso de Formação Agroempresarial, elaborado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA.

O próximo evento do comitê acontece no dia 1 de novembro, no Insper. O Encontro de Carreiras do Agronegócio, realizado em parceria com o Insper, vai discutir oportunidades de carreira com representantes de empresas como Louis Dreyfus Company, Basf e Rabobank. O evento é gratuito e será mediado por Tiago Fischer Ferreira, professor de Marketing, Estratégia Organizacional, Canais de Distribuição, Marketing Estratégico e Agronegócios do Insper. As inscrições devem ser feitas pelo site do Insper: http://www.insper.edu.br/carreiras/sobre-o-nucleo-de-carreiras/eventos/carreirassobre-o-nucleo-de-carreiraseventosmercado-agro-alem-da-porteira/