Estruturas automatizadas, rebanho de qualidade e preocupação com o meio ambiente e com o bem-estar animal. São algumas das constatações do Confina Brasil, expedição que está visitando os principais confinamentos, de cinco estados brasileiros. A Sociedade Rural Brasileira apoia a iniciativa, que é liderada pela Scot Consultoria. De acordo com os técnicos, mais de um milhão de bovinos já foram mapeados.

Na semana de 15 a 24 de outubro, a equipe do projeto percorreu mais de 2 mil km no estado de Mato Grosso, estado que tem o maior rebanho bovino do Brasil. Foram visitados 17 confinamentos com capacidade superior a 189 mil bois. O médico veterinário e diretor técnico do Confina Brasil, Olavo Bottino, explicou que após uma semana e meia percorrendo as fazendas de Mato Grosso, o que mais chamou a atenção foram as grandes estruturas, com capacidade estática para confinar mais de 10 mil cabeças e, principalmente, a qualidade dos animais. “Temos observado a predominância da raça nelore e também muitos animais vindos de bons cruzamentos, como F1 angus ou alguma outra raça taurina, relatou.

A SRB destaca a importância deste trabalho, não apenas do ponto de vista estatístico mas também para revelar as boas práticas que são adotadas na pecuária brasileira. O levantamento em Mato Grosso revelou uma alta utilização de tecnologias que facilitam o manejo, estruturas que facilitam, por exemplo, a coleta de dejetos das baias e dos currais, o que mostra a preocupação dos produtores com o bem-estar animal e com o meio ambiente. “Vimos produtores com muita preocupação com a preservação da natureza e até investindo em coleta e compostagem de dejetos. Algumas fazendas já realizam parcerias com empresas que recolhem esses dejetos, os processa, e transforma-os em fertilizantes orgânicos. A matéria-prima é fornecida em troca da limpeza dos currais de engorda, gerando maior conforto aos animais”, ressaltou o diretor técnico do projeto.

Outra constatação é o avanço de práticas como a ILP, Integração lavoura-pecuária, nas fazendas de Mato Grosso. O estado é importante produtor de grãos e tem obtido ganhos de produtividade, além de ambientais, ao adotar o sistema.