A Sociedade Rural Brasileira (SRB) e o Conselho Superior de Agronegócio da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) receberam em reunião conjunta, nesta sexta-feira, 14 de julho, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro, na capital paulista. 

O ministro fez um balanço do Plano Safra 2023/2024 e tratou sobre temas como seguro rural, infraestrutura e logística e fertilizantes. 

O presidente da SRB, Sérgio Bortolozzo, agradeceu a presença do ministro e destacou o fato de ele ser um agricultor e ter defendido o agro, especialmente na questão do Plano Safra. 

Porém, destacou alguns pontos de atenção, na visão da entidade. Entre eles, Bortolozzo sugeriu que o ritmo rápido que foi alcançado na validação do CAR – Cadastro Ambiental Rural – no estado de São Paulo sirva de modelo para outras regiões. 

O ministro respondeu que no Brasil apenas 1,76% dos cadastros estão validados e que o Plano Safra está oferecendo 0,5pp de redução na taxa de juros a estes produtores para “premiá-los”.  Afirmou que o governo deve buscar mais agilidade, agora que o tema passa a ser tarefa da área de gestão e não mais da agricultura, como foi no governo anterior, ou do meio ambiente, como era nos governos Dilma e Lula. 

O presidente da SRB também reforçou a necessidade de seguir incentivando novas formas de financiamento ao setor e mencionou a recente mudança nas regras da LCA, Letras de Crédito do Agronegócio.