Evento reúne em São Paulo chefs, produtores e consumidores para explicar a origem e o caminho dos produtos agrícolas até a mesa do brasileiro

Objetivo da entidade é impulsionar novos mercados para o produtor rural que agrega questões culturais, regionais e sustentáveis à produção

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) é apoiadora da feira de produtores do Festival Origem, que acontece entre hoje e domingo no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento reunirá chefs e produtores engajados numa relação mais transparente e respeitosa com os recursos naturais que dão origem aos principais alimentos da mesa do brasileiro. No sábado, a partir das 17h45, o diretor da SRB João Adrien participa de painel para debater o que deve mudar na legislação para alimentos artesanais. Com entrada é gratuita, o festival é uma iniciativa das marcas Época, Globo Rural e Casa e Jardim.

Cerca de 30 produtores vão apresentar alimentos com os melhores sabores brasileiros, produzidos pelo conceito de terroir – termo francês que designa a origem dos produtos e as aptidões agrícolas de uma determinada extensão territorial. “Queremos valorizar a produção agrícola de pequena escala, com alto valor gastronômico e cultural”, diz o presidente da SRB, Marcelo Vieira. “O Brasil pode oferecer uma grande variedade de produtos produzidos com técnicas modernas que conciliam o meio ambiente à atividade rural”, enfatiza o presidente ao esclarecer que o objetivo da SRB é impulsionar novos mercados para o produtor rural que agrega questões culturais, regionais e sustentáveis à produção.

O painel para debater o que deve mudar na legislação para alimentos artesanais terá participação do diretor da SRB João Adrien. Também integram o painel Arnaldo Jardim, secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Bruno Blecher, diretor de redação da Globo Rural, Paulo Rezende, produtor da Fazenda Atalaia, e Roberto Smeraldi, do Instituto Atá. “A legislação precisa ser ancorada em inovações para se modernizar e não colocar na ilegalidade a produção rural de alimentos de valor diferenciado”, disse Adrien.

Além da feira de produtores, o Festival Origem terá palestras, debates, aulas, restaurantes, food trucks e bikes para discutir de onde vêm os produtos que vão à mesa do brasileiro. “Trata-se de uma tendência global de buscar mais informações sobre os produtos que levamos para casa. As pessoas querem saber a história por trás daquilo que consomem. Hoje, temos mais perguntas que respostas”, diz Alexandre Mansur, editor-executivo da revista Época.

“A missão do Festival Origem é celebrar a alimentação que é boa para as pessoas e para o planeta, com a disseminação de informação e práticas que fazem a diferença. Vamos facilitar a busca do público por qualidade de vida, fortemente associada à alimentação”, diz Fernando Luna, diretor editorial da Editora Globo.

Entre os profissionais que participam do evento estão Bel Coelho, chef do restaurante Clandestino; Ivan Ralston, chef e proprietário do restaurante Tuju; Renato Caleffi, chef do restaurante Le Manjue; Paulo Barreto, pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia; e Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, entre outros.

Mais informações sobre a programação estão disponíveis em www.festivalorigem.eco.

 

Painel

O que deve mudar na legislação para alimentos artesanais
Sábado, 2 de dezembro – 17h45 até 18h15

Arnaldo Jardim, secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo
Bruno Blecher, diretor de redação da Globo Rural
João Francisco Adrien, diretor da Sociedade Rural Brasileira (SRB)
Paulo Rezende, produtor da Fazenda Atalaia
Roberto Smeraldi, Instituto Atá

Outros destaques da programação

– Alana Rox, apresentadora do GNT e autora do livro Diário de Uma Vegana (Globo Livros), pretende mostrar que veganismo é mais que um estilo de vida.

– Bel Coelho, chef do Clandestino, vai falar do uso de ingredientes da biodiversidade brasileira.

– Carolina Iwai, chef confeiteira da Amma Chocolate, vai ensinar a fazer chocolate em casa a partir dos grãos de cacau.

– Ivan Ralston, chef do Tuju, restaurante estrelado pelo guia Michelin, vai fazer uma apresentação sobre sua cozinha baseada em ingredientes sazonais.

– Renato Caleffi, chef do Le Manjue, vai dar uma oficina de cozinha orgânica e funcional.

– Heloisa Bacellar, chef do Lá da Venda, vai ensinar a usar polvilho artesanal para preparar tapioca e outras delícias.

– Sabrina Jeha, do viveiro Sabor de Fazenda, vai ensinar pais e filhos a montar uma horta com restos da cozinha.

– Gabriella Ornaghi, arquiteta paisagista, vai demonstrar como fazer em casa (ou no apartamento) um jardim vertical de plantas alimentícias.

– Harri Lorenzi, coautor do livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil, e Henrique Nunes, chef do Naiah, restaurante do Jardim Botânico Plantarum, vão demonstrar usos desses vegetais na gastronomia.