Entidade discutirá as perspectivas do agronegócio sob a gestão do presidente eleito Jair Bolsonaro e como estas podem influenciar os compromissos ambientais e comerciais do País

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) promove nesta quarta-feira, 12 de dezembro, um dos painéis mais aguardados do Pavilhão Brasil da Conferência do Clima da ONU, a COP 24, o grande encontro de lideranças mundiais, realizado na cidade polonesa de Katowice para discutir as negociações que definirão as regras de implementação do Acordo de Paris. A entidade colocará em debate o tema “As perspectivas do agronegócio brasileiro sobre o novo governo e a agenda de sustentabilidade”. O objetivo da SRB é trazer ao conhecimento da comunidade internacional as contribuições do País e do setor para a agenda ambiental e para a garantia da segurança alimentar mundial sob perspectiva do novo governo eleito. Com início às 17h no horário local (14h horário de Brasília), o painel tem apoio da Apex-Brasil e conta com a participação do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da produtora de commodities SLC Agrícola.

Para a SRB, o Brasil terá a oportunidade de apresentar durante a COP24 todas as credenciais do País para manter ativa sua agenda de implementação dos compromissos assumidos, entre os quais o Código Florestal, que, certamente, também serão mantidos no novo governo – o Brasil é signatário do Acordo de Paris, firmado por 195 países durante a COP21, em 2015. “Por força do trabalho constante de intensificação e aumento de eficiência do agronegócio brasileiro, tanto nos âmbitos da intensificação de pastagem e da ampliação da área de integração lavoura, pecuária e floresta, quanto no aumento da matriz energética renovável e na implementação do Código Florestal, o Brasil tem feito grandes avanços que contribuem para a agenda do acordo estabelecido em 2015”, atesta João Adrien, diretor executivo da SRB e porta-voz da entidade durante a COP24.

Segundo Adrien, os produtores rurais brasileiros vêm mantendo o compromisso de assegurar uma produção com elevados padrões de sustentabilidade seguindo as leis do País. Porém, diz ele, para avançar, o País precisará de recursos para realizar os investimentos para cumprimento do Código Florestal. “Quanto a isso, a comunidade internacional é fundamental”, diz.

Um dos desafios do debate na COP24, acredita Adrien, é difundir a importância do reconhecimento da comunidade internacional sobre sua responsabilidade na valorização da produção brasileira. “A responsabilidade para a implementação de uma agenda sustentável e para o desenvolvimento de uma economia mais eficiente deve ser compartilhada globalmente, e não ficar apenas nas costas dos produtores rurais”, argumenta ele.

O executivo Álvaro Dilli, diretor de RH e Sustentabilidade da SLC Agrícola, deve destacar no painel da SRB a relevância da agricultura certificável por organismos independentes de certificação como forma de reduzir os impactos negativos sócio ambientais na propriedade, assim como na cadeia de valor. “O futuro será o da agricultura rastreável por meio de selos dos produtos, como soja, milho, algodão, café e outras culturas, para atendermos aos mercados mais exigentes”, acredita Dilli.

O porta-voz da SLC também deve trazer à tona o assunto sobre os pagamentos por serviços ambientais prestados por produtores rurais. “É necessário que a sociedade entenda que o produtor precisa ser compensado de alguma maneira para preservar a biodiversidade acima do que determina o Código Florestal”, diz o executivo. “O setor privado tem uma consciência grande sobre preservação, mas hoje ainda não tem benefício econômico por produzir com responsabilidade”, conclui.

A 24ª Conferência do Clima da ONU começou no dia 3 de dezembro e termina na próxima sexta-feira, 14 de dezembro. Entre os temas principais desta edição estão o uso de tecnologia para o desenvolvimento urbano sustentável e o manejo florestal multifuncional e sustentável, como parte da neutralidade climática. A SRB marcou presença nas discussões da Conferência do Clima da ONU com porta-vozes e painéis de discussão nas edições de Paris, em 2015, de Marrakesh, em 2016, e Bonn, no ano passado.

Serviço

Painel da SRB na COP 24

Tema: As perspectivas do setor privado do agronegócio brasileiro sobre o novo governo e agenda de sustentabilidade

Dia: 12/12 (quarta-feira)

Horário: 17h no horário local (14h horário de Brasília)

Local: Pavilhão Brasil