Evento reúne representantes do Incra e da Receita Federal para discutir prazos e procedimentos do cadastro de imóveis rurais

 

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) participa na próxima quarta-feira, dia 29 de novembro, do Workshop Cadastro e Governança de Terras, em Salvador, na Bahia. A proposta do workshop é reunir advogados, consultores e proprietários de terras para esclarecer dúvidas sobre a Instrução Normativa 1581, que estabelece prazos e procedimentos para atualização e integração do cadastro de imóveis rurais. O evento gratuito terá início às 14h na Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador.

O vice-presidente da SRB e especialista em Direito Agrário Francisco de Godoy Bueno participa de um debate sobre os aspectos jurídicos do cadastro rural para o direito de propriedade. O evento também terá debates com Marco Breves, da Receita Federal Brasileira (RFB) e Paulo Farinha, do INCRA. A abertura fica por conta de Vitor Bonfim, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) e Wilson Andrade, da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) e da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF).

A Instrução Normativa 1581 estabelece a vinculação e integração dos sistemas do Cadastro de Imóveis Rural (CAFIR) e Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), geridos respectivamente pela Secretaria da Receita Federal e pelo INCRA, para quem ainda está se regularizando dentro do novo Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR).

Além disso, o evento apresentará os aspectos tributários neste novo cenário, esclarecendo possíveis dúvidas que podem ocorrer nessa primeira etapa de cobrança do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). A estruturação do CNIR, iniciada em 2015, tem como objetivo dar mais transparência ao cadastro rural. A medida cria uma base comum de informações, dando maior transparência ao cadastro e evitando burocracias desnecessárias.

Os imóveis que não fizeram o cadastramento estão impedidos de obter Certidões Negativa de Débitos (CNDs) dos imóveis e das empresas proprietárias, o que pode acarretar sérios prejuízos a obtenção de financiamentos, exportações, operações comerciais em geral, licitações e demais contratos com o poder público.

 

Programação:

14H30 – Recepção e Credenciamento

15h00 – Abertura

Vitor Bonfim – SEAGRI

Wilson Andrade – ABAF/IBÁ

15h30 – Apresentações:

CNIR e SINTER: novas ferramentas de cadastro rural e impactos para a cobrança e fiscalização do ITR – Marco Breves (RFB)

Cadastro de Imóveis rurais e obtenção de CCIR no CNIR – Paulo Farinha (INCRA)

Aspectos Jurídicos do Cadastro Rural para o direito de propriedade – Francisco Bueno (SRB/IBA/BMA)

17h00 – Debate e plantão de dúvidas

18h00 – Encerramento e Coquetel