A Sociedade Rural Brasileira recebeu com otimismo a escolha de Joaquim Álvaro Pereira Leite como novo ministro do Meio Ambiente. A presidente da SRB, Teresa Vendramini, destacou que trata-se de um nome marcado pela abertura ao diálogo, que pode contribuir muito para trazer mais equilíbrio ao debate das questões ambientais, ouvindo os diferentes setores do agronegócio. 

Antes de ingressar no Ministério do Meio Ambiente, Pereira Leite foi conselheiro da SRB por mais de 20 anos. “Sempre foi reconhecido pela competência técnica e perfil equilibrado, temos certeza que vai ouvir todos os lados e trazer harmonia para o debate desta área ambiental, tão importante para o Brasil”, afirmou Vendramini. 

A SRB parabeniza o produtor rural Pereira Leite e deseja sucesso neste novo desafio. A entidade espera que o novo ministro possa dar continuidade ao excelente trabalho que já vinha desenvolvendo nesta área. 

“Destacamos por exemplo a atuação de Pereira Leite nas ações de defesa da Amazônia, com a criação de políticas públicas que passam a viabilizar que a iniciativa privada seja remunerada por manter a floresta intocada, o que vai permitir que o Brasil seja reconhecido mundialmente pela preservação ambiental”, disse a presidente.  Foi durante a gestão de Joaquim Álvaro Pereira Leite na Diretoria de Florestas do MMA, que o avançou o chamado PSA, programa de Pagamento por Serviços Ambientais. 

A Sociedade Rural Brasileira se coloca à disposição do novo ministro para seguir colaborando nas discussões, a favor do desenvolvimento sustentável, trabalho que realiza ao longo de seus 102 anos de história. Como atual integrante de diferentes conselhos voltados a sustentabilidade no país, a presidente da SRB, reforça o seu compromisso com o equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e a produção de alimentos.