Lançamento da nova unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ocorreu no dia 11 de dezembro em Campinas e contou com a presença de diversas lideranças do setor

 

Crédito foto: Embrapa e fotógrafo José Fernando Souza

 

A SRB parabeniza a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelo lançamento da Embrapa Territorial, inaugurada nesta segunda-feira, dia 11, em Campinas (SP), pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, e Evaristo de Miranda, chefe-geral da Embrapa Territorial. A unidade é resultado da integração de três instituições: o Grupo de Inteligência Territorial Estratégica, a Embrapa Gestão Territorial e a Embrapa Monitoramento por Satélite.

Juntos, esses departamentos vão mapear e analisar o território brasileiro, em especial o cerrado. Outro foco é o das pesquisas e inovações sobre as dimensões e desafios territoriais da agricultura, desenvolvendo um sistema de inteligência territorial para a macrologística agropecuária, cujos primeiros resultados serão divulgados no final de fevereiro de 2018 e devem demonstrar, por exemplo, onde as estradas deveriam passar em relação ao volume de produção de distintas regiões. O Embrapa Territorial também continuará com o mapeamento e análise das áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa nos imóveis rurais com os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Segundo o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, “a nova unidade é um esforço para tornar a gestão mais eficiente”, ou seja, faz parte de uma reestruturação. Sua criação não pediu gastos adicionais e atualmente conta com 30 unidades da estatal como parceria, além disso há negociações sendo realizadas com o setor privado. Para o ministro Blairo Maggi, “as novidades da Embrapa Territorial vão ajudar a entender melhor o estudo de macrologística do setor”. O ministro também elogiou a disposição da Embrapa de colocar os futuros dados coletados abertos para o uso do governo.