Projeto foi apresentado durante o 2º Encontro de Lideranças Femininas do Agronegócio, realizado na sede da entidade na última segunda

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) prepara o lançamento de uma plataforma digital dedicada a apresentar cases de sucesso de mulheres no agronegócio. Hospedado no site da entidade, o novo espaço vai conectar iniciativas lideradas por produtoras rurais em diversas regiões do Brasil, funcionando como uma rede de relacionamentos totalmente aberta. A novidade foi apresentada durante o 2º Encontro de Lideranças Femininas do Agronegócio, que reuniu aproximadamente 200 mulheres na sede da SRB, em São Paulo, na última segunda-feira.

De acordo com a diretora de Projetos da SRB, Dulce Benke, cada grupo regional poderá eleger uma representante para abastecer a plataforma com textos, informações sobre eventos e projetos voltados ao público feminino. “Nossa intenção é formar uma base de dados com as melhores iniciativas, replicando bons exemplos para outras regiões do País”, afirma Dulce, que também destacou o poder do movimento nas redes sociais para ampliar o alcance das mensagens.

As iniciativas apresentadas pelas mulheres no 2º Encontro de Lideranças Femininas do Agronegócio servirão como pontapé inicial do movimento. Durante o evento, pecuaristas, agricultoras, pesquisadoras, professoras, empresárias e estudantes dividiram experiências no campo e debateram como a presença feminina pode favorecer o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Promovido pela diretora do departamento de Pecuária da SRB, Teresa Vendramini, o encontro contou com representantes de 13 Estados, reunindo mulheres com atuação em todos os biomas brasileiros. “Temos que nos perguntar o que nós, mulheres, podemos fazer de diferente a favor do agro na comunidade onde vivemos”, disse Teresa. “Talvez sejamos nós as responsáveis por mudar para melhor a imagem do setor”, reforçou a diretora.

Para a deputada federal e recém-eleita senadora por São Paulo, Mara Gabrilli (PSDB), o projeto auxilia na questão de representatividade, dando voz a mulheres que já exercem função de liderança nos lares e em propriedades rurais, mas que não encontravam oportunidade para contar suas experiências. “As mulheres do agro dão exemplo para a economia, para geração de renda, emprego, evolução social, meio ambiente e combate à fome”, destacou Gabrilli.