Para a entidade, formação do Conselho representaria a modernização e diversificação do mercado paulista de sucos.   

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) lamenta a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) de reprovar o funcionamento do Conselho dos Produtores e Exportadores de Suco de Laranja (Consecitrus). O desfecho é frustrante para os produtores e toda a indústria de sucos, que apostavam na entidade como um elo de equilíbrio em um mercado altamente concentrado e verticalizado em favor dos interesses de um pequeno grupo.

A ideia do Consecitrus nasceu em 2010 na Secretaria paulista como uma forma de pacificar a relação da indústria de suco e os produtores. A intenção era promover a transparência da cadeia produtiva neste setor, bem como reduzir as distorções do mercado com informações científicas e consultorias especializadas. O resultado seria maior eficiência produtiva, melhor gestão de custos e eliminação de desperdícios.

Apenas na região do Estado de São Paulo e Triângulo Mineiro, conhecida como Citrus Belt, o Brasil produz 53% de todo o suco de laranja do mundo, uma referência que precisa ser ancorada em práticas de mercado mais modernas e democráticas. A SRB avaliará internamente as medidas administrativas cabíveis junto ao CADE em prol do desenvolvimento da citricultura paulista.