É com profunda tristeza que lamentamos o falecimento de Alysson Paolinelli, o pai da agricultura tropical, ocorrido nesta quinta-feira (29) em Belo Horizonte (MG). Aos 86 anos, Alysson Paolinelli deixou um legado inestimável para o desenvolvimento agrícola do nosso país.

Desde seu nascimento em 1936, em Bambuí, Minas Gerais, Alysson Paolinelli mostrou-se um visionário. Graduou-se em agronomia pela Universidade Federal de Lavras e, depois, se destacou como diretor da instituição. Sua liderança à frente da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, em 1974, foi o ponto de partida para um plano inovador de produção de alimentos, o qual chamou a atenção do presidente Ernesto Geisel, levando-o a assumir o Ministério da Agricultura.

Foi pioneiro na defesa das terras do cerrado e do Centro-Oeste e seus esforços incansáveis transformaram essa região na maior produtora de grãos do Brasil, impulsionando a economia agrícola e garantindo a segurança alimentar do planeta. Foi responsável ainda pelo processo de modernização tecnológica da agricultura com a criação da Embrapa, que é uma referência mundial em pesquisa, ciência e desenvolvimento de novas tecnologias. 

Seu trabalho incansável lhe rendeu reconhecimento internacional, sendo agraciado com o The World Food Prize em 2006, por seu comprometimento em garantir o abastecimento alimentar mundial. Foi ainda indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em virtude de seu papel fundamental na promoção da paz por meio da segurança alimentar.

Neste momento de tristeza, a Sociedade Rural Brasileira expressa os mais sinceros sentimentos à família e amigos de Alysson Paolinelli. “Palavras não são suficientes para demonstrar o que estamos sentindo neste momento. Só agradeço a Deus a oportunidade de ter convivido com um ser humano tão especial”, declara o presidente da SRB, Sérgio Bortolozzo, que esteve ao lado de Alysson Paolinelli na Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho) e também na Maizall (Aliança Internacional do Milho). 

Descanse em paz Dr. Alysson Paolinelli, seu legado será eternamente lembrado e seu exemplo continuará inspirando o desenvolvimento de uma agricultura próspera e sustentável.