A transformação digital no agronegócio e seus avanços em temas importantes como a inteligência artificial foram destaque da primeira reunião do Comitê de Tecnologia e Inovação da Sociedade Rural Brasileira (SRB).  O encontro teve palestra da gigante de tecnologia Microsoft, além da participação de diversos empresários e especialistas. 

“A Microsoft estabeleceu como missão empoderar o ecossistema agrícola para alimentar o mundo de forma sustentável”, afirmou Herbert Lewy, gerente geral da empresa na América Latina para as indústrias de agricultura inteligente e bioeconomia. O executivo destacou que já estamos na quarta revolução industrial, a era da produção digital e ressaltou que no atual momento a tendência é a disrupção, já que as mudanças vêm ocorrendo de forma cada vez mais rápida com efeitos em um número cada vez maior de indivíduos.

Neste sentido, Herbert Lewy apresentou algumas tecnologias consideradas disruptivas que a Microsoft vem trabalhando com foco na agricultura. Uma delas é o projeto chamado de Farmvibes, um conjunto de soluções com algoritmos de código aberto que ajudam na aplicação de tecnologias de dados e inteligência artificial para a atividade agrícola. A ferramenta foi aberta para que especialistas e empresas parceiras pudessem avançar no desenvolvimento de soluções em cima da plataforma, para que estas cheguem aos produtores rurais. “Queremos colaborar para ampliar o acesso às tecnologias e à conectividade rural”, explicou Lewy. Outro projeto, chamado Farmbeats, baseia-se na coleta de dados das fazendas com sensores terrestres, drones, tratores, câmeras, imagens via satélite e até mesmo o uso dos chamados espaços em branco dos sistemas de TV.

Democratização das tecnologias

A reunião do Comitê de Inovação da SRB foi liderada por Juliana Pandeló, diretora da Agrotools, plataforma de soluções digitais para o agronegócio. Ela explicou os objetivos da criação deste grupo que deverá se reunir a cada dois meses. “Queremos promover informações com foco na democratização das tecnologias, fomentar e praticar ideias inovadoras, disseminar ferramentas que otimizem a produção rural, além de buscar parceiros que nos auxiliem a cumprir esta missão” afirmou Pandeló. 

O encontro também teve a presença da especialista do Parque Tecnológico São José dos Campos, Ana Abreu, que apresentou o Arranjo Produtivo Local – Agropolo Vale, iniciativa que está reunindo empresas, universidades, governos e a sociedade para incentivar o uso de novas tecnologias no agronegócio focadas na sustentabilidade ambiental, social e econômica. Segundo ela, já são mais de 50 empresas associadas e 30 tecnologias disponíveis. 

Diretores e conselheiros da SRB, além de representantes da Embrapa, da CNA, do Ministério da Agricultura e de empresas do setor participaram da reunião e devem integrar o comitê. Alguns participantes destacaram a importância de seguir buscando a simplificação no acesso a tecnologias, para que as diferentes gerações possam ser beneficiadas, assim como as diferentes culturas e regiões do país, que possuem características distintas.