Iniciativa promoverá oportunidades financeiras concretas para interessados em implementar práticas agrícolas sustentáveis ??no Brasil

 

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) celebrou na última sexta-feira, 23 de fevereiro, em São Paulo, uma parceria com a Climate Bonds Initiative (CBI), organização sem fins lucrativos que desde 2015 atua no Brasil junto a diversos atores do mercado para o desenvolvimento de financiamentos verdes. O novo projeto busca explorar o potencial de sustentabilidade da agricultura brasileira para desenvolver um portfólio de oportunidades para financiamentos, aproximando investidores e promovendo uma agricultura de baixa emissão de carbono. O lançamento oficial está marcado para o final de março, em São Paulo.

“Sabe-se que o agronegócio brasileiro é o mais sustentável entre todos os principais produtores de alimentos e que ainda tem um enorme potencial de crescimento”, diz Marcelo Vieira, presidente da SRB. “O desafio agora é buscar mecanismos de financiamento para esta expansão e este projeto é uma das melhores oportunidades para atrair organizações internacionais.”, completa Vieira.

Segundo Dulce Benke, diretora de projetos da SRB, a parceria entre SRB e CBI tem como objetivo reunir lideranças da cadeia produtiva para desenvolver uma agenda positiva e iniciar a implementação de projetos pilotos que possam servir de exemplo para a estruturação deste mercado no Brasil. “O foco do projeto é a promoção de uma agricultura sustentável a partir da disponibilização, viabilização e apoio de financiamentos que incentivem e reconheçam uma agricultura de baixo carbono”, explica Dulce.

“O Brasil tem potencial para se tornar o maior fornecedor mundial de produtos agrícolas sustentáveis ??na próxima década”, diz Justine Leigh-Bell, diretora do CBI. Segundo Justine, o desafio será encontrar essa nova oportunidade econômica sem comprometer a base de recursos naturais do País: “Isso exigirá investimentos substanciais de capital”. Para a diretora, o acesso aos mercados de crédito para muitos produtores, particularmente os produtores rurais, continua sendo um desafio, já que os programas governamentais e os incentivos são limitados. “Agora é hora de explorar o potencial de recursos captados através de títulos verdes e securitização verde, instrumentos que incentivarão melhores práticas na indústria.