No dia 25 de julho, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) Pedro Crosara e o diretor da Sociedade Rural Brasileira (SRB) João Francisco Adrien Fernandes se reuniram na sede da entidade, em São Paulo, para construir uma aliança estratégia de cooperação mútua em prol da pecuária brasileira.

Crosara traçou um panorama da raça no país, ao destacar que o rebanho brasileiro de Senepol é o maior do mundo atualmente, com cerca de 60 mil cabeças de gado P0, e está presente em todas as regiões do país com mais 700 criadores.

Fernandes convidou a entidade a fazer parte do recém-criado Departamento de Pecuária da SRB, coordenado pela produtora rural e diretora-executiva da entidade Teresa “Teka” Vendramini. Segundo ele, o órgão irá trabalhar pela modernização da produção nacional, a abertura de novos mercados fora do país e a solução de questões regulatórias, como a febre aftosa e a tipificação da carcaça animal.

As entidades irão construir um memorando de entendimentos com vistas ao desenvolvimento de atividades em conjunto e o fortalecimento da representação associativista rural perante os produtores e as instâncias de decisão da agropecuária nacional.

Para Crosara, a parceria entre as duas entidades fará com que temas prioritários da ABCB Senepol, de seus associados e de toda a cadeia produtiva que representam sejam postos em pauta junto aos trabalhos realizados pela Sociedade Rural Brasileira, para que haja um posicionamento conjunto, que fortifique os interesses do setor.

“A SRB tem voz ativa nos fóruns mais importantes do agronegócio brasileiro. Estar próximo a ela é ajudar o criador de Senepol a ter suas demandas acolhidas e atendidas pelo poder público”, avalia o presidente.

Segundo João Adrien Fernandes, a concretização da parceria estimulará a colaboração mútua das entidades como “intercâmbio de informações, a realização de projetos e eventos em conjunto, troca de experiências e o fortalecimento da comunicação no agronegócio, em suas variadas vertentes”, avalia.

O diretor da SRB detalhou o funcionamento do projeto Feira Viva, uma iniciativa que tem o intuito de aproximar o produtor rural do público consumidor urbano. Para Crosara, o projeto vai ao encontro de futuras ações que a entidade irá desenvolver para a valorização da carne de Senepol, obedecendo ao lema “do pasto ao prato”.

“Temos que agregar valor ao nosso produto e uma das maneiras é identificar os produtos meio sangue Senepol e oferecê-los ao mercado de nicho”, explicou.

Crosara aproveitou para convidar a diretoria e associados da SRB para prestigiar o “Mega Encontro Internacional do Senepol – Do Pasto ao Prato”, que acontece de 30 de agosto a 10 de setembro, o evento acontecerá durante a 54ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2017.

A visita do presidente da ABCB Senepol fez parte do Road Show promovido pelo Grupo Publique, que possui laços estreitos com a entidade quase centenária. O Grupo Publique fez o vídeo de abertura da festa oficial dos 90 anos da Sociedade Rural Brasileira em 2009