A Sociedade Rural Brasileira lamenta profundamente a morte do produtor rural Herbert Bartz, considerado o pioneiro do plantio direto no Brasil. Ele faleceu nesta madrugada aos 83 anos, em Rolândia, no Paraná, vítima de complicações de uma pneumonia.

“Herbert Bartz teve um papel fundamental na adoção de práticas sustentáveis que são seguidas até hoje por agricultores de todo o Brasil, é uma grande perda para o agro brasileiro”, disse a presidente da SRB Teresa Vendramini.

A família Bartz ganhou notoriedade quando, há 47 anos, plantou pela primeira vez sobre a palhada. A história de Herbertz Bartz já foi contada em livro e serve de inspiração para diferentes gerações. Nascido em Santa Catarina, ele passou a infância na Alemanha e, com sotaque característico, sempre contou com orgulho o dia em que em meio a uma forte chuva, decidiu que tomaria uma atitude para acabar com a erosão do solo. A prática do plantio na palha contou com uma máquina importada por ele, que depois também serviu de incentivo para a indústria nacional.

Em texto recente publicado no site da SRB, lembramos do legado da família Bartz. O produtor rural José Goés, conselheiro da entidade, é considerado um exemplo de sustentabilidade na agropecuária. Ele contou que Herbertz Bartz foi uma das inspirações para o trabalho que desenvolve até hoje.