Fórum Tributação do Produtor Rural e Encontro Rural Jovem acontecem respectivamente nos dias 27 de abril e 03 de maio, em Uberaba (MG)

 

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) estará presente na 84ª edição da Expozebu, um dos principais eventos do calendário do agronegócio brasileiro, entre os dias 27 de abril a 6 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. No 27 de abril, o Comitê Tributário da SRB, em parceria com a ABCZ, o Sindicato Rural de Uberaba e a OAB, promovem o Fórum Tributação do Produtor Rural, com painéis sobre a declaração do imposto de renda e as últimas novidades do Funrural. No dia 3 de maio, o Comitê de Liderança e Juventude da SRB e o projeto ABCZ Jovem promovem o 8ª Encontro Rural Jovem, a iniciativa que promove debates sobre as tendências do agro brasileiro para a nova geração de lideranças do setor. As inscrições são gratuitas.

O Encontro Rural Jovem terá uma mesa redonda com as presenças de Roberto Rodrigues, ex-presidente da SRB e ex-ministro de Agricultura, Teresa Vendramini, diretora do Departamento de Pecuária da entidade, além de Miguel Cavalcanti, CEO do Beef Point e do AgroTalento. O evento terá ainda a participação de universitários e jovens produtores da região. “Vamos abordar os principais temas da atualidade para mostrar à nova geração do setor as oportunidades de carreira e negócio oferecidas pelo agronegócio”, diz Rivaldo Neto, coordenador do Comitê de Liderança e Juventude da SRB.

Fórum Tributação do Produtor Rural

No dia 27 de abril, sexta-feira, antes da abertura oficial, a SRB participa do Fórum Tributação do Produtor Rural. Marcelo Lemos de Melo, diretor jurídico da entidade e coordenador do Comitê Tributário, integra o painel que vai debater as últimas atualizações do Funrural. Estão na pauta a recente derrubada dos vetos presidenciais, o prazo para adesão ao Refis e o julgamento dos embargos de declaração no Supremo Tribunal Federal (STF).

O debate terá ainda as presenças do Claudio Júlio Fontoura, procurador jurídico da ABCZ, Romeu Borges de Araújo, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU) e Joyce Frade Machado, delegada da Receita Federal de Uberaba. A mediação fica a cargo de Marcelo Guaritá, advogado da SRB e sócio do escritório PSG Advogados.

O Fórum Tributação do Produtor Rural também terá um painel sobre o imposto de renda na atividade rural do produtor pessoa física, abordando as atualidades e aplicações na declaração do tributo. Participam Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, da OAB de Uberaba, Sizenando Ferreira, delegado da Receita Federal de Uberaba, além do deputado Marcos Montes. O mediador será Manuel Eduardo Machado Borges, do escritório PSG Advogados.

Este ano, a Expozebu vai comemorar os 80 anos do registro genealógico das raças zebuínas, além de tratar sobre a valorização da carne e do leite de Zebu. Além do Encontro Rural Jovem e do Fórum Tributação do Produtor Rural, a feira terá outras atrações, como a Vitrine da Carne do Leite, que vai oferecer cursos e degustações gratuitas, e o lançamento de uma campanha nacional.