A Sociedade Rural Brasileira considerou muito positiva a participação do Brasil na Cúpula do Clima, nesta quinta-feira. No discurso, o presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em eliminar o desmatamento ilegal no País até 2030, “com a plena e pronta aplicação do nosso Código Florestal”. A SRB entende que a abordagem do presidente foi muito oportuna, em momento que o Brasil precisa não apenas reforçar os seus compromissos futuros, mas principalmente mostrar ao mundo as práticas sustentáveis que já adota, especialmente na agropecuária.

Outro ponto importante foi o compromisso do Brasil em zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, antecipando em dez anos a sinalização anterior, prevista no Acordo de Paris.

A SRB considerou adequado o tom adotado no discurso, que destacou as iniciativas realizadas pelo Brasil para a preservação do meio ambiente, dando ênfase a nossa geração de energia limpa e ao desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira.

Por meio da participação em diferentes fóruns que discutem os desafios da Amazônia, a SRB tem defendido veementemente o avanço da regularização fundiária no Brasil. Neste aspecto, a participação do Brasil na Cúpula do Clima também foi muito positiva. O presidente Jair Bolsonaro destacou que, para alcançar as metas de desmatamento, é preciso, além de medidas de ações e controle, promover o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica, uma região que, segundo ele, é a mais rica do país em recursos naturais, mas que apresenta os piores índices de desenvolvimento humano.

“Todos estes posicionamentos serão fundamentais para que o agro brasileiro siga avançando e seja cada vez mais valorizado mundialmente pelo papel fundamental que já exerce no desenvolvimento econômico, social e ambiental”, destacou a presidente Teresa Vendramini.

A Cúpula de Líderes sobre o Clima foi organizada pelo presidente dos Estados Unidos Joe Biden. O encontro virtual termina nesta sexta (23/4) e é considerado uma preparação para a COP-26.