A Sociedade Rural Brasileira (SRB) está completando 104 anos de história neste dia 19 de maio e dedica esta comemoração a todos os produtores rurais brasileiros, que trabalham arduamente, todos os dias, para garantir alimento, energia e fibras para o Brasil e o mundo. 

A SRB foi fundada em maio de 1919, por iniciativa do agrimensor e industrial Eduardo da Fonseca Cotching, filho de um cientista inglês enviado ao Brasil pela rainha Vitória. Na época, o Brasil vivia um período de prosperidade incomum devido à demanda europeia por produtos primários, após o fim da Primeira Guerra Mundial. O café produzido principalmente em São Paulo, era o produto mais importante da pauta de exportações do País. 

Ao longo dos anos, a entidade foi se fortalecendo como um espaço democrático, na busca de soluções e em defesa de pleitos dos produtores rurais. Hoje a SRB se orgulha de estar completamente conectada com o agro moderno, tecnológico e sustentável. Manteve comitês tradicionais dedicados a determinadas culturas e atividades agropecuárias, segue com foco em questões jurídicas e tributárias, mas abre espaço cada vez mais para fóruns que discutem a inovação, a sustentabilidade e a presença dos jovens, além de fazer uma crescente valorização do papel das mulheres no agro – até pouco tempo a presidente da SRB foi uma mulher, a produtora rural Teresa Vendramini. 

O atual presidente da entidade, Sérgio Bortolozzo, é presença ativa no diálogo com os diferentes elos da cadeia e com a classe política aqui no Brasil, além de participar de importantes fóruns internacionais. “Ao celebrar estes 104 anos, queremos reafirmar nossos compromissos com o produtor rural, nossa defesa permanente do direito de propriedade e da sustentabilidade ambiental, econômica e social”, destacou Bortolozzo. 

A SRB tem a convicção de que o desenvolvimento do Brasil passa pela modernização constante do setor, pelo investimento em inovação e tecnologia, além da consolidação da imagem e conscientização da população brasileira e comunidades internacionais sobre a relevância dos produtores rurais para a economia e para a sociedade.