A Sociedade Rural Brasileira participou na última sexta-feira, 14 de maio, de um encontro promovido pelo Ministério das Relações Exteriores para debater propostas do Brasil que serão apresentadas na Cúpula dos Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU), a ser realizada em setembro, em Roma.

O diretor da SRB Marcelo Schun Junqueira, que representou a entidade da reunião de uma série chamada de “Diálogos Nacionais”, defendeu que a estratégia brasileira se concentre na importância e vocação da agricultura tropical como aliada decisiva no combate a fome mundial. Este papel é respaldado pelas políticas ambientais que vem sendo adotadas pela agricultura brasileira, tais como o Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e o incentivo a adoção da Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), que garantem a produção sustentável de alimentos.

“É importante ressaltar que o desafio da insegurança alimentar no Brasil não é uma questão de abastecimento, e sim socioeconômico. Produzimos o suficiente para o abastecimento interno, e através do comércio internacional garantimos alimentos a diversas partes do globo”, destacou o dirigente durante a apresentação.

Outro tema abordado pela SRB foi a regularização fundiária, mecanismo fundamental para garantir renda, segurança jurídica e acesso ao crédito para produtores rurais que vivem nas regiões mais distantes do Brasil.

Marcelo Schun Junqueira também defendeu que a Cúpula, também chamada de Food Systems Summit 2021, tenha como norte a economia agro-sustentável, através das políticas agrícolas, e não necessariamente a ideia de autossuficiência alimentar que é perigosa e irrealista. “Afinal, a segurança alimentar não é mais uma questão regional, mas sim um problema mundial que demanda uma resposta na mesma escala, e o Brasil possui um papel fundamental nessa direção”, ressaltou. A SRB reiterou que o produtor brasileiro representa o tripé de sustentabilidade, ambiental, social e econômico, sendo a melhor ferramenta global para segurança alimentar.