Começa neste mês novembro, a 2º Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa. Pelo menos 78 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos, com até 2 anos deverão ser imunizadas neste período, exceto Espírito Santo, Roraima e Amapá que vacinam animais de todas as idades.

Com os recentes avanços que o Brasil deu no combate à Febre Aftosa, o mapa da vacinação mudou muito no país. É importante que os produtores fiquem atentos às regiões que devem imunizar para continuarmos protegendo o rebanho brasileiro”, alerta a presidente da SRB e pecuarista, Teresa Vendramini. 

No total, 19 estados mais o Distrito Federal vacinam nesta etapa. São eles: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e parte dos municípios do Amazonas e Mato Grosso. 

Ficam fora da imunização os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. Além dos municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte de Tapauá na divisa com Humaitá no estado do Amazonas; o município de Rondolândia e partes dos municípios de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína do estado do Mato Grosso, que são reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação e, portanto, a imunização e a comercialização da vacina contra febre aftosa são proibidas.

Veja mais detalhes sobre o calendário de vacinação, clicando aqui .

Recomendações e Boas Práticas

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas pelo Ministério da Agricultura e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, recomenda o Ministério da Agricultura.

Não esquecendo que no fim de novembro, o produtor deve declarar a imunização ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração deve ser feita de forma online ou presencialmente nos postos de serviço e nos prazos estipulados, que variam de estado para estado.

Reconhecimento Internacional

O Plano Estratégico do Ministério da Agricultura segue com a meta de retirar a vacinação de todo território brasileiro até 2026, quando o país seria considerado livre de febre aftosa sem vacinação. Atualmente, em torno de 70 países têm esse reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Desde 2018, todo o território brasileiro é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa, sendo que algumas zonas são com ou sem vacinação pela OIE.