Divulgação SAA-SP

A partir de 1º de novembro, começa mais uma campanha de vacinação do rebanho contra febre aftosa em pelo menos 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Nesta segunda etapa devem ser vacinados bovinos e bubalinos com idade entre zero e 24 meses. O prazo se encerra no dia 30 de novembro.

No estado de São Paulo, a expectativa é que sejam vacinados 4,6 milhões de bovinos nesta faixa etária. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, apesar das medidas de combate ao novo coronavírus, que ainda estão sendo realizadas, as atividades relacionadas à imunização do rebanho paulista contra as doenças que apresentam alto impacto comercial e em saúde animal, como a febre aftosa, devem ser mantidas.

A Sociedade Rural Brasileira alerta sobre a importância de vacinar o rebanho, sem descuidar das medidas que minimizem o contato social. O médico veterinário Adriano Macedo Debiazzi, que responde pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Febre Aftosa em São Paulo, sugere que os pecuaristas adquiram as doses da vacina junto as revendas por telefone ou outra forma de comunicação à distância, agendando sempre que possível, a entrega nas propriedades rurais.

Além de São Paulo, mais 18 estados brasileiros e o Distrito Federal realizam campanha de vacinação contra aftosa em novembro.  No Amazonas e em Mato Grosso a imunização está suspensa somente em algumas cidades, devido ao Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. Já nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, e Rondônia não haverá vacinação do rebanho porque pleiteiam junto a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) a condição de área livre sem vacinação, status que até hoje somente Santa Catarina obteve em nível mundial.

O governo de São Paulo recomenda que as declarações das vacinações sejam realizadas preferentemente por meio eletrônico, através do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), em www.gedave.sp.gov.br

Quando não for possível, o produtor poderá encaminhá-la por e-mail. Para isso é preciso acessar a declaração na internet, em

https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/getdocdoc.php?idform=319 , preencher e enviar. A data limite para entrega da declaração da vacinação em São Paulo é 7 de dezembro de 2020, devendo ser declarados também os demais animais do rebanho como equinos, suínos, ovinos e aves.