Presidente da entidade diz que plano da ministra para o setor produtivo está fadado ao fracasso por causa do avanço do impeachment

O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Gustavo Junqueira, afirmou que a senadora e ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu (PMDB/TO), deve seguir a orientação de seu partido, o PMDB, e deixar o cargo. Junqueira avalia que o plano da ministra para o setor produtivo “está fadado ao fracasso”, diante do avanço do impedimento da presidente Dilma Rousseff no Congresso”.

Junqueira participou nesta quarta-feira (30/3) de um evento em Brasília sobre a implementação do Código Florestal, juntamente com ambientalistas e especialistas no tema. “Todo o setor está a favor do impeachment, o partido da ministra sai do governo em busca do impedimento, a pergunta é: a ministra está apoiada por quem? Ela deveria entender as circunstâncias, apesar de ser uma boa ministra, entender o setor e batalhar por melhorar o agro, mas o projeto dela não tem mais espaço pra ser implementado”.

Questionado sobre o impacto de uma possível saída de Kátia do ministério poucos meses antes do anúncio do Plano Safra, principal política pública para o agro, o presidente da SRB reconheceu que há um risco de prejuízo ao setor, mas que isso precisa ser encarado e administrado. “Seria ruim para o setor se um franco atirador entrasse no Ministério da Agricultura neste momento, mas não podemos ficar reféns e intimidados do grande desafio que temos pra arrumar o país, por uma questão pontual”, diz ele.

Junqueira afirmou que como o Plano Safra está definido, não deveria ter impacto a saída da ministra na liberação ou divulgação as medidas. “Se de fato houver, o Brasil esta bem pior do que a gente imagina que esteja e as instituições não estariam funcionando. Eu acredito que as instituições estão funcionando”, disse.

Fonte: Globo Rural