Empresa de Israel apresentou novas tecnologias para o trabalho no campo durante visita a SRB

Representantes da companhia israelense Taranis estiveram na Sociedade Rural Brasileira para apresentar sua ferramenta de gestão de lavouras, que incluí parâmetros de meteorologia, alerta sobre pragas e informações precisas para a tomada de decisões no campo – tudo é feito por meio de um aplicativo lançado há dois anos no mercado internacional. Empresários rurais interessadas em conhecer o serviço participaram da reunião, que aconteceu na quarta-feira passada (19/10).

A tecnologia da Taranis permite uma avaliação precisa da produção, por meio de satélite, gerando relatórios sobre as condições climáticas, a ocorrência de pragas e o estado de nutrição das plantas. Esses relatórios podem ser visualizados em tempo real pelo celular. O resultado prometido pela companhia é o aumento da produtividade, com economia no uso de água e pesticidas, e a redução no custo de produção agrícola.

A SRB apoia o uso de tecnologias que levem ao aumento da produtividade no campo. A produção de grãos cresceu 555% no Brasil desde 1970, enquanto a expansão de área plantada foi de 155%, de acordo com dados da Embrapa. Se, em 1990, os produtores rurais brasileiros precisavam de 34 mil hectares para cultivar 54 milhões de toneladas de grãos, neste ano eles devem colher 179,2 milhões de toneladas de soja, milho, trigo, arroz, feijão e trigo em 55 mil hectares plantados.

Essa diferença só foi possível graças à modernização da atividade rural, que possibilitou a produção de maiores volumes em áreas menores. O desafio de se ampliar a produtividade agrícola com base em tecnologias, que começou com a Revolução Verde – período de forte inovação no campo, iniciado nos anos 1970 no Brasil – atualmente é reforçado pelas novas exigências ambientais, previstas no Novo Código Florestal e no Acordo de Paris.

Foto: Gráfico da Embrapa sobre produtividade