Ricardo Salles recebeu 4ª Prêmio Rural Jovem, do Comitê de Liderança e Juventude (CLJ), por gestão marcada pela eficiência

O Comitê de Liderança e Juventude (CLJ) entregou, nesta quinta-feira (7), o 4º Prêmio Rural Jovem ao secretário paulista do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em um encontro que teve a participação de várias autoridades ligadas às pastas ambiental e de Agricultura do Estado de São Paulo. Nomeado há quatro meses para a secretaria estadual, o advogado, homem de confiança do governador Geraldo Alckmin, foi elogiado por sua eficiência no cargo.

“O Ricardo resolveu, em meses, assuntos que outros secretários nunca conseguiram resolver. Ele é um exemplo para a gestão pública”, elogiou o secretário-adjunto de Agricultura, Rubens Rizek, após o discurso do homenageado. Ao comentar sua gestão, Salles defendeu maior celeridade nos licenciamentos ambientais, criticou a ineficiência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e também a circulação, na pasta, de planos de manejo caros e ineficazes.

“Nossa luta, nos últimos quatro meses, foi trazer objetividade e realismo para os projetos da secretaria, afastando ideologias. Não podemos nos curvar a patrulhas ideológicas em vez de fazer as coisas com eficiência”, declarou Salles, citando casos em que a burocracia atrapalhou, sem motivos, projetos de desenvolvimento. “Uma canetada errada pode arrebatar um setor inteiro. Um burocrata pode comprometer vários segmentos”, ele disse. “O que estamos fazendo na Secretaria do Meio Ambiente? Simplificando”, afirmou.

Na entrega do prêmio anual, que acontece desde 2011, a coordenadora do Comitê de Liderança e Juventude (CLJ), Maria Tereza Vendramini, agradeceu o secretário por suas contribuições à sustentabilidade do setor rural. “Um grande líder, tão novo, que está contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário”, declarou. Outro coordenador do grupo, Marcelo Fenerich, destacou as atividades previstas para o ano que vem: “Vamos manter a estrutura de reuniões mensais, trazendo grandes personalidades para a SRB, e aumentar os encontros realizados em outras cidades”.

Foto: Pedro Calado / SEMA