Discurso proferido por Gustavo Diniz Junqueira na cerimônia de posse do novo presidente da SRB, Marcelo Vieira, em 27/03/2017.

 

Senhoras e senhores,

 

É uma honra estar aqui hoje nesta casa e na presença de todos vocês.

Aproveito esse momento para agradecer:

 

  • Ao conselho da Sociedade Rural Brasileira. Pela oportunidade que me deu para liderar esta centenária organização durante importante período do Brasil – que passou de um cenário relativamente tranquilo a um ambiente de grandes mudanças e muitos desafios;

 

  • A minha equipe (diretores e funcionários), que acreditou nas minhas ideias e as transformaram em realidade. O mérito das realizações da minha gestão é, sem duvida, desses incansáveis e dedicados profissionais;

 

  • Às associações e seus líderes, que confiaram em mim e me ajudaram a apresentar o agro brasileiro de maneira original e moderna;

 

  • À classe política, de todos os partidos. Aqueles que apoiaram nossos projetos e, também, aqueles que confrontaram nossas ideias de forma séria e nos fizeram repensar. Aprendi que o importante na política são as pessoas por trás das siglas.
  • Aos nossos sócios (pecuaristas, lavouristas, empresários, banqueiros). Todos que, de uma maneira ou de outra, acreditam no agro, se engajaram e me deram a certeza de que a luta vale a pena;

 

  • À minha família. Que aceitou minha dedicação irrestrita à causa pública.

A construção de uma nação é constante, e deve ser plural, pois ninguém faz sucesso sozinho. Por isso, a disciplina da alternância de poder é fundamental para que possamos acolher posicionamentos e visões diferentes para esse grande projeto.

Meu plano para os 3 anos que dediquei a Rural foi a modernização do agro brasileiro e a preparação dos produtores para um ciclo de maior competição e governança. Defini como eixo central de atuação da Rural a estratégia de transformar o produtor rural em empresário rural.

Nesse contexto, a estratégia foi fundamentada em oxigenar as ideias e questionar conceitos, por meio de comitês com a participação de diversos segmentos da sociedade (rural e urbano) e principalmente as jovens lideranças.

Acreditamos na capacidade de inovação desta casa centenária para nos antecipar as mudanças e avançar com ideias visionárias e ações ousadas, mas sem perder nossas convicções e ideais.

Conseguimos criar soluções inteligentes a partir da gestão do contraditório e encaminhamos novas propostas de legislação para que deficiências antigas possam ser modernizadas e o Brasil possa ocupar, de fato, uma posição de liderança no planeta.

Dentre eles, o financiamento agrícola, o excesso de burocracia, a gestão sanitária, a abertura de mercados, a regulação ambiental, gestão do uso da terra e, principalmente, a integração entre os vários elos da cadeia agro.

Defendemos em todos os fóruns os valores liberais, por meio da binômio produção e proteção.

Nesse sentido gostaria de fazer um reconhecimento especial ao Governador Alckmin que ao nomear o secretário do meio ambiente, Ricardo Salles, demonstrou coragem e visão para mudar o rumo de São Paulo e abraçar os conceitos de proteger e produzir e reconhecer que ninguém tem mais compromisso com o meio ambiente e comprometimento com o Brasil do que o produtor rural. Justiça seja feita, esse projeto seria bem mais difícil se não fosse o apoio e determinação do secretário de agricultura, Arnaldo Jardim.

Além da corajosa decisão de mudar os rumos da gestão ambiental e agrícola do Estado, o meu amigo, Governador Alckmin, ainda deu a oportunidade aos paulistanos de conhecerem e elegerem um incansável gestor para comandar a maior cidade da América Latina.

Meus parabéns, Governador.

Tenho certeza que o alinhamento do pensamento liberal com a obsessão das pessoas e empresas de bem vão construir um Brasil viável e honesto.

Para isso, devemos chamar a responsabilidade para nós, deixar de lado as disputas pelas migalhas do poder e construir com audácia e determinação a Nação que queremos para o Brasil.

A eleição do nosso agora novo presidente é a certeza de que estamos no caminho certo.

Ao longo dos últimos 3 anos, tive o privilégio de trabalhar com o Marcelo. Assim como eu, o Marcelo acredita no Brasil e na capacidade de cada um de nós fazermos a diferença.

Marcelo, a você desejo todo o sucesso. E afirmo que, com seu prestígio, experiência e capacidade de trabalho, a Rural será uma grande parceira no projeto  de modernização e fortalecimento do agro.

Hoje deixo a presidência da Rural. Mas continuarei dando minha contribuição, pois o Brasil é muito maior e melhor do que nos querem fazer acreditar.

 

Muito obrigado!