Em pouco mais de 40 anos o Brasil saiu de uma situação de dependência externa no abastecimento de alimentos para se tornar um grande fornecedor, contribuindo para a segurança alimentar global. Neste mesmo período, a produção agrícola cresceu 385% enquanto a área agricultável apenas 32%. A afirmação é da presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Vendramini, durante o webinar “Pecuária Sustentável – O Futuro da Produção”, da Pecshow 2020, promovida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquiculltura do Estado do Tocantins (Seagro-TO), em parceria com diversas entidades representativas do agronegócio.

 

Em sua fala no evento virtual, a presidente da SRB lembrou que o Brasil, com tudo isto, tem ainda uma das legislações ambientais mais rígidas do mundo e um robusto plano de energias renováveis. Reforçou também que os números do agronegócio e suas perspectivas e cenários, são os melhores que estamos nos últimos tempos. “Temos uma exportação forte devido a um trabalho da ministra da Agricultura Tereza Cristina que vem abrindo mercado em novos países. Exportamos como nunca nos últimos tempos e o número de produtos exportados é bem significativo”, salientou.

 

Teresa Vendramini destacou ainda a importância do agronegócio na geração de empregos, mesmo diante da crise causada pela pandemia do Coronavírus, reforçando que o setor é responsável por um terço da mão de obra empregada em todo o país. “Estamos vivendo esta época de Covid com um milhão de empregos perdidos em outros setores e o agronegócio foi o único setor que contratou”, ressaltou.

 

A pandemia, de acordo com a dirigente, também gerou uma “crise transformadora”, com aprendizados e adaptações para buscar soluções para se sair dela, como a questão da conectividade e o cuidado com a saúde.  “Estamos aprendendo a importância da saúde, saúde humana, saúde animal e a interdependência entre as duas. Nesse momento o agronegócio mostrou que estava pronto sem a gente se preocupar se teríamos comida no mercado, pois não tivemos problemas de abastecimento”, frisou.

 

Falando em sustentabilidade, Vendramini  abordou os três aspectos: social, econômico e ambiental. Segundo ela, nas duas primeiras o Brasil vem fazendo a lição de casa e o período de pandemia mostrou isto, a medida que o agro seguiu produzindo com segurança e garantiu o abastecimento da população. No terceiro item, a presidente da SRB destacou que é preciso fazer a recuperação de pastagens degradadas, e a saída vem com ações que incentivem o acesso a tecnologia, especialmente para os pequenos produtores.

 

Participaram também do debate o Presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GPTS) e Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, e do gerente de Operações Agropecuárias da Agrojem, Danilo Figueiredo. A moderação foi da médica-veterinária Erika Jardim. O Webinar pode ser revisto no link https://youtu.be/pT0BOfShLIA.