Em seu primeiro ano à frente da entidade, Marcelo Vieira se dedica a uma agenda de apoio a questões de segurança jurídica e promoção do agro brasileiro no exterior

O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Marcelo Vieira, foi eleito uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro, segundo o já tradicional levantamento anual da revista Dinheiro Rural. Vieira aparece entre os 13 destaques da categoria “Entidades do Agronegócio”. A publicação também elencou personalidades da agricultura, proteína animal, cooperativas, universidades e pesquisa, inovação e tecnologia, insumos, finanças, governo, sustentabilidade e consultorias.

Marcelo Vieira tomou posse como presidente da SRB em fevereiro de 2017. No primeiro ano de mandato tem apoiado questões de segurança jurídica em prol dos produtores rurais, como os julgamentos do Código Florestal e do Funrural no STF, além da resolução de conflitos envolvendo indígenas e quilombolas. Outra marca da gestão de Vieira é a promoção do agronegócio brasileiro no exterior, principal meta do dirigente em sua participação na Conferência do Clima, a COP 23, realizada em novembro, na Alemanha. Em setembro, esteve na sede da ONU, em Nova York, para o lançamento do projeto MATOPIBA 2020, uma iniciativa da SRB com aporte do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono na região

O presidente da SRB é engenheiro mecânico, produtor de café, cana-de-açúcar e pecuarista em Minas Gerais há cerca de 40 anos. Já foi presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), entidade que ajudou a fundar em 1991. É membro do conselho da Adecoagro, uma das principais empresas de alimentos e energia renovável da América Latina, da qual foi diretor por dez anos.

A lista de 100 personalidades da Dinheiro Rural tem ainda a pecuarista Maria Stella Dama e o engenheiro agrônomo Fernando Cardoso Penteado, ambos sócios da SRB. Também aparecem nomes como o ex-presidente da entidade e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, o presidente do Banco Santander, Sergio Rial, o presidente do Banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, o presidente da Datagro, Plínio Nastari, o atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi, além de diversos outros líderes setoriais.