Inscrições estão abertas de hoje até 03 de dezembro. Oportunidade é franqueada pelo Grupo Bom Futuro. Além do apoio da rede Nuffield, selecionado terá US$ 30 mil para viagens internacionais

 

Brasileiros acabam de conseguir mais uma vaga no programa internacional da Nuffield Farming edição 2017/18. A oportunidade que acaba de ser aberta é dirigida especificamente a profissionais dedicados à piscicultura e que queiram correr o mundo para aprender, in loco, o que tem de melhor nesse setor. O suporte financeiro é concedido por parceiros da Nuffield encabeçados pelo Grupo Bom Futuro, com sede em Cuiabá (MT).

Para selecionar esse novo Nuffieldiano brasileiro, a Nuffield, extraordinariamente, abre inscrições de hoje até as 23:59 do dia 03 de dezembro. O endereço para se inscrever é https://goo.gl/forms/oPY2R8f9TIbBnoXV2 A exemplo do processo seletivo tradicional, também para esta vaga que acaba de ser conseguida, os pré-requisitos são: já atuar no agronegócio (no caso, na piscicultura), ter perfil de liderança, vontade real de aprender e compartilhar conhecimentos, conversação fluente em inglês e idade em torno de 25 a 40 (este não é fator limitante).

O anúncio da ou do selecionada/o para esta vaga será feito em 20 de dezembro/17, quando serão divulgados também a/os selecionada/os para as vagas apoiadas pela Nufarm Indústria Química e Farmacêutica e pelo Fundo de investimentos TIAA – esta é disputada por brasileiros, chilenos, norte-americanos e australianos.

Obter mais uma vaga para brasileiros é motivo de comemoração para a embaixadora da Nuffield no Brasil, Sally Thomson. “O Brasil é um país importantíssimo no agronegócio mundial e tem muitos talentos natos. Sabemos que o potencial dessas pessoas pode ser bastante aumentado quando as colocamos para conhecer o que de melhor tem sido feito também em outros países, quando a integramos a uma rede de pessoas com perfil semelhante. Esta é a proposta da Nuffield: aumentar a visão de mundo, técnica e humanística, de pessoas que já demonstram compreensão de ‘desenvolvimento’ não apenas individual”, explica Sally. Conforme a embaixadora, Reino Unido e Austrália incluem cerca de 25 profissionais, cada um, por ano na rede Nuffield, criando uma ‘onda’ de engajamento em transformar o setor em seus países.

Investir para desenvolver

O Grupo Bom Futuro tem sua origem e “core business” no agronegócio, mas opera também nos segmentos energético, imobiliário e aeroporturário, empregando mais de cinco mil pessoas. No agronegócio, a grande dimensão de suas atividades levou o Grupo a criar as divisões Agrícola, Pecuária, de Piscicultura, de Sementes, de Armazenagem e também de Transportes.

José Maria Bortoli, um dos quatro sócios do Grupo Bom Futuro, explica que o Grupo e a Nuffield vêm se aproximando já há alguns anos. Primeiramente, a empresa abriu suas fazendas para a visitação de Nuffieldianos interessados em trocar experiências sobre seus tópicos de estudo. Nesta interação, representantes do Grupo viram as vantagens mútuas advindas do conceito de viagens/visitações para se conhecerem outros empreendimentos. “Agora, a Família do Bom Futuro (nossos familiares) também embarca em busca de entender e trazer experiências de outras empresas e setores para o Grupo e para os membros da grande Família Futuro”, comenta Bortoli.

O passo que está sendo dado neste final de 2017, junto à Nuffield, é a participação como investidor. José Maria Bortoli reitera que o Grupo Bom Futuro entende o “ganha-ganha” da proposta Nuffield e, agora, quer acelerar o desenvolvimento da PISCICULTURA, contribuindo, ao mesmo tempo, para a capacitação de pessoas aptas a liderarem o setor.

 O Nuffieldiano a ser escolhido em meados de dezembro vai reunir – e refletir criticamente – as melhores informações disponíveis mundialmente sobre a cadeia produtiva do peixe. Irá estudar desde espécies com maior potencial produtivo e bem aceitas pelo consumidor, sistemas de produção mais eficientes (represas, tanques-rede, sistemas fechados), passando por aspectos da alimentação, manejo, processamento, distribuição, valores nutricionais, marketing, enfim, tudo que possa contribuir para o desenvolvimento do negócio da piscicultura no Brasil.

Ao final de 19 meses, contados a partir de janeiro/2018, o Nuffieldiano apresentará relatório público dando destaque às suas conclusões e contribuições para o País. Ao longo de todo o processo, o Nuffieldiano poderá manter contato estreito com seus apoiadores (no caso, Grupo Bom Futuro), oferecendo informações recém-coletadas e também insights que podem ser aproveitados para a condução estratégica do negócio.

Brasileiros

O Grupo Bom Futuro é a segunda empresa a oferecer vaga no Programa Nuffield especificamente para brasileiros. A primeira é a Nufarm, Indústria Química e Farmacêutica, que firmou parceria com a Nuffield em 2016. Além desses, o Fundo de investimentos TIAA também oferece vaga, mas a ser disputada entre brasileiros, chilenos, norte-americanos e australianos.

O objetivo da Nuffield, entidade sem fins lucrativos criada em 1947 no Reino Unido, é colaborar para o desenvolvimento de líderes no agronegócio de diferentes países. O foco é na pessoa que, com conhecimento de mundo ampliado, tende a influenciar positivamente a ação de tantas outras em prol do desenvolvimento do agro em sua região e país.

Atualmente, “Nuffieldianos” são selecionados no Reino Unido, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, França, Holanda, Brasil e Estados Unidos. A disponibilidade de vagas em cada país depende de parcerias com empresas e entidades locais. Por ano, cerca de 80 profissionais são integrados ao grupo formado por já cerca de 1.700 Nuffieldianos mundo afora.

Os selecionados recebem 30 mil dólares e o apoio de toda a rede Nuffield para desenvolver, ao longo de 19 meses, estudo sobre tema importante para o agronegócio de sua região ou país. Participam da Conferência mundial da Nuffield – em 2018, será em Amsterdã -, de viagens em grupo e individuais, além de desenvolverem estudos com apoio de mentores convidados pela Nuffield. Ao final, apresentam relatório com até 10 mil palavras, público, compartilhando suas contribuições.

Veja os relatórios já disponíveis: http://www.nuffieldinternational.org/live/Reports