Entidade acredita em uma nova gestão centrada no equilíbrio entre os interesses da agricultura e as leis ambientais

A escolha do advogado Ricardo Salles para o comando do Ministério do Meio Ambiente, confirmada na noite deste domingo pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, deve assegurar maior segurança jurídica ao agronegócio e setores produtivos da economia brasileira, na avaliação da Sociedade Rural Brasileira (SRB). Para a entidade, Salles reúne a experiência necessária para administrar a pasta com gestão moderna, eficiente e com prioridade às questões legais e técnicas do meio ambiente em equilíbrio ao desenvolvimento do agronegócio, sem vieses ideológicos.

Segundo a SRB, enquanto esteve à frente da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Ricardo Salles demostrou compromisso com a legalidade, a implementação do Código Florestal e a celeridade dos procedimentos, com a digitalização e automatização de processos de licenciamento, que atualmente sofrem com a discricionariedade e relativização da legislação. Da mesma forma transparente, Salles também sempre combateu o desmatamento ilegal, assim como os lixões ilegais, ao instituir o programa Lixão Zero, que reduziu de 112 para 23 o total de lixões paulistas, e o Madeira Legal, que combateu o tráfico de madeira ilegal na região metropolitana.

Em sua campanha para deputado federal em São Paulo, defendeu reivindicações que ganharam mais atenção dos produtores rurais nos últimos anos, sobretudo em relação à segurança no campo. Entre as propostas, destaca-se o compromisso de garantir mais rigor no combate às invasões em propriedades rurais.  “O compromisso de Salles com a legalidade é uma garantia de respeito ao Estado democrático de direito, um arcabouço institucional justo e transparente a todos os brasileiros” diz Marcelo Vieira, presidente da SRB.