Parlamentares do Comitê de Biotecnologia da Ucrânia e membros do Ukrainian Agribusinnes Club (UAC) foram recebidos na última quinta-feira (10)

A Sociedade Rural Brasileira recebeu parlamentares do Comitê de Biotecnologia da Ucrânia e membros do Ukrainian Agribusiness Club (UAC), entidade que reúne grandes produtores rurais daquele país e tem um acordo de cooperação com a SRB. Focado no agronegócio brasileiro, o encontro aconteceu na última quinta-feira (10), com representantes da Embrapa, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e da Bayer.

Aos ucranianos foram apresentadas informações de pesquisas realizadas pelo setor público e iniciativa privada no Brasil. A divisão de monitoramento por satélite da Embrapa mostrou a evolução dos mapeamentos detalhados sobre meio ambiente e produção agrícola. Segundo Gustavo Castro, o Brasil preserva mais de 63% do seu território e mantém um monitoramento detalhado de cada região do País “para antecipar problemas climáticos e de pragas e projetar cenários de produção”.

Os ucranianos fizeram perguntas a respeito do uso das terras para agricultura no Brasil: a média, nos últimos 20 anos, tem sido de 1 milhão de hectares por ano, de acordo com a Embrapa. “Ainda temos vários milhões de hectares para expandir a produção sem que haja desmatamento de novas áreas”, lembrou Christian Lohbauer, diretor da SRB e vice-presidente da Bayer, que também participou da reunião. “São duas Ucrânias — 90 milhões de hectares —, mas essa expansão vai ser mais cara porque as melhores áreas já estão consolidadas”, completou o presidente da SRB, Gustavo Diniz Junqueira.

Em setembro, Junqueira visitou fazendas na Ucrânia e participou de reuniões com os ministérios de Agricultura e Finanças em Kiev, a capital ucraniana. Durante a viagem, ele apresentou o sistema brasileiro de financiamento privado à produção agrícola (CPR e outros instrumentos) e realizou a palestra inaugural da 7ª Conferência Internacional do Agronegócio. O presidente da SRB assinou com os membros do Ukrainian Agribusiness Club, na ocasião, um acordo de cooperação que prevê a troca de conhecimento, com o Brasil, nas áreas de agricultura e indústria de alimentos. “Nós temos muito que aprender com o Brasil e os brasileiros”, afirmou o diretor de biotecnologia do UAC, Boris Sorochinsky.