O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Marcelo Vieira, disse que o Plano Safra 2017/18, anunciado nesta quarta-feira, trouxe notícias positivas para o agronegócio, mas não tanto quanto se esperava. “As principais noticias são boas, nós temos um aumento do volume de recursos e redução na taxa de juros, mas poderia ter sido um incentivo melhor”, disse Vieira. “O crescimento do volume de recursos não é proporcional ao que se espera de crescimento da produção, poderia ter sido maior, e a redução na taxa de juros poderia ter sido mais expressiva também, porque não é proporcional à redução da inflação. A nossa taxa de juros real continua sendo para a agricultura a mais alta do planeta.”

O presidente da SRB chamou a atenção, contudo, para as dificuldades enfrentadas pela economia brasileira. “Temos de valorizar o esforço do governo em um momento difícil para a nossa economia, em um momento em governo passa por uma situação de orçamento complexa, de ter tomado essas atitudes de aumentar volume e reduzir taxa, mas nós acreditamos que poderiam ter sido números melhores e esperamos que em breve isso possa evoluir nessa direção.”

Conforme Vieira, o volume de recursos para equalização do prêmio do seguro rural, de R$ 550 milhões, preocupou produtores, mas a taxa de juros de 6,5% ao ano do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) é bastante favorável. “O Brasil tem esse déficit de infraestrutura que precisa ser trabalhado e isso é bom”, disse Vieira, ressaltando a expectativa de que essa taxa possa diminuir ainda mais nos próximos anos. “O produtor tem que investir nisso para poder ter uma infraestrutura melhor, redução de custos e se manter competitivo no mercado mundial.”

O presidente da SRB destacou o esforço do Ministério da Agricultura para atender à demanda dos produtores. “O importante é que nós temos uma equipe do governo muito focada em trabalhar as demandas do agronegócio para tornar viável o crescimento desse segmento, que é praticamente o único da economia que está crescendo”, ponderou. Vieira também destacou a importância do avanço das reformas previdenciária e trabalhista que estão sendo discutidas no Congresso para aumentar a competitividade do setor.

Fonte: Agência Estado