Dezenas de exemplares da obra do jornalista Benê Cavechini podem ser adquiridos por tempo limitado na SRB

 

A história dos 25 anos da Agrishow está contada no livro “O espelho da inovação agrícola no Brasil”, escrito pelo jornalista Benê Cavechini. Na obra, o autor conta como a Agrishow se tornou a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina e uma das maiores do mundo, servindo hoje como grande referência para produtores rurais, grandes empresas, lideranças do setor, consultores e técnicos. Para adquirir uma cópia, acesse o link ou envie um e-mail para srb@srb.org.br.

Para contar a trajetória da feira, Benê Cavechini apostou em uma linguagem informativa e elucidativa, capaz de transmitir a grandiosidade da Agrishow inclusive para os leitores que não estão familiarizados com o agronegócio. Em capa dura, o livro traz ainda 150 imagens históricas e atuais para representar a evolução tecnológica das máquinas e equipamentos industriais lançados e expostos a cada edição da feira. “Não é uma obra técnica, mas procura dar ideia dessa evolução”, diz o autor.

Para a Sociedade Rural Brasileira (SRB), uma das realizadoras da Agrishow, a feira é uma porta de entrada para apresentar a evolução do agro brasileiros nos últimos 25 anos. Para a entidade a história do evento está diretamente ligada à trajetória do setor. Não por acaso, o período foi marcado pela difusão de tecnologia no campo.

A publicação começa com uma apresentação do sistema produtivo agrícola no Brasil e suas máquinas inovadoras, desde o preparo do solo ao transporte para os grandes centros. Em seguida apresenta a ação dos principais atores do crédito financeiro presentes na feira. No terceiro capítulo faz um resumo dos números e fatos atrelados à realização da feira, que completa 25 anos. No final, o autor destaca a importância das cooperativas agropecuárias para o desenvolvimento do setor.

Cavechini adianta que preparou algumas surpresas para os leitores. Uma delas, adianta o autor, é um documento histórico da ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos), mostrando como foi desbravado o Cerrado Brasileiro a partir dos anos de 1960, e de como ocorreu a correção do solo para o desenvolvimento da agricultura brasileira.