Pré-candidato à Presidência pelo Partido Novo participou nesta quarta-feira da série “Encontro com Pré-Candidatos”, realizada pela entidade

 

O pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, João Amoêdo, defendeu na tarde desta quarta-feira, em debate na sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB), a constitucionalidade dos artigos do Código Florestal e dos mecanismos de compensação ambiental. Para o presidenciável, a insegurança jurídica no campo motivada por ideologias está empurrando o agronegócio brasileiro na direção errada e afetando a economia. Amoêdo foi o terceiro a participar da série “Encontro com Pré-Candidatos”, promovida pela entidade para transmitir as principais reivindicações do agronegócio e dar aos políticos a oportunidade de apresentar suas propostas aos produtores rurais. Antes dele, Aldo Rebelo e Rogério Chequer também haviam participado dos debates. O encontro dessa quarta-feira teve mediação do ex-secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Salles.

Em diversas situações durante o debate, João Amoêdo sustentou a necessidade de um estado menos intervencionista, com mais poder à iniciativa privada e liberdade individual aos cidadãos. O pré-candidato disse ser favorável à compra de terras por estrangeiros no Brasil: “não podemos frear a entrada de parceiros em um mundo globalizado” e também defendeu a legalização do porte de armas:  “esse estado inchado e paternalista não funciona, não precisamos de intervenção do poder público, precisamos de regras mais claras”.

Amêdo evidenciou também a necessidade de melhorar o cenário de crédito rural no País: “o que precisamos dar para a agricultura é uma taxa de juros compatível e menos burocracia”. Se eleito, o presidenciável do Novo ampliará o mercado de crédito rural com a participação de mais bancos e instituições financeiras.

Segundo o pré-candidato, outro passo para atrair investidores e reaquecer a economia é pacificar a demarcação de terras no Brasil, processo que passa por uma atuação mais firme no Congresso. “Nossa vocação agrícola é enorme, precisamos de um modelo regulatório mais eficiente para as questões fundiárias, focado no livre mercado”, disse Amoêdo.

João Amoêdo aproveitou o encontro na SRB para confirmar o cientista político e ex-diretor da entidade Christian Lohbauer como o vice de sua chapa. “Queremos atuar para inserir o agro cada vez mais no comércio internacional, promovendo a criação de acordos bilaterais com países importantes do agribusiness”, completou o presidenciável do Novo.