O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, visitou a sede da Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo, na última terça-feira, 9 de agosto, reunindo 150 líderes do agronegócio. Durante o encontro, a presidente da SRB, Teresa Vendramini, entregou ao vice-presidente um documento com as pautas prioritárias da entidade, entre elas, a necessidade de maior segurança jurídica no campo e a importância de seguir avançando na regularização ambiental. 

Hamilton Mourão abriu o evento destacando os desafios recentes da pandemia do coronavírus e do conflito entre Rússia e Ucrânia, mas destacou que a produção de alimentos e o agronegócio seguiram firmes, assim como em outras situações de crise vividas nas últimas décadas. Ele afirmou que o governo tem papel fundamental como indutor do crescimento econômico. No agronegócio, ressaltou a necessidade reorganizar o sistema tributário, reduzindo impostos, além de manter e atrair investimentos em infraestrutura.

O vice-presidente também lembrou o compromisso do atual governo com a redução das invasões de terra e com a busca de maior segurança jurídica em temas como o marco temporal, para que direitos fundamentais como a propriedade privada, sejam preservados. Mourão também defendeu que os países desenvolvidos se envolvam na compensação aos produtores rurais, pela preservação de 80% das áreas nas propriedades rurais da Amazônia. 

“O agronegócio deve cobrar de seus representantes da classe política, e este ano é especialmente importante porque vamos eleger estes líderes, tenho defendido que a nossa escolha seja por lideranças reformistas, inspiradoras, agregadoras e facilitadoras”, afirmou o vice-presidente da República.

Para a presidente da SRB, este foi um momento muito especial não apenas para a entidade, mas para todos os representantes do agronegócio que marcaram presença no evento, testemunhando o comprometimento do governo com as principais pautas do setor. “O discurso do vice-presidente foi muito alinhado com aquilo que esperamos dos nossos representantes, pois os desafios do agro ainda são muitos”, afirmou Vendramini.