O presidente do conselho do Global Fórum Agribusiness, Cesário Ramalho, abriu o evento GAF Talks, realizado em 29 de março, em São Paulo, com um manifesto em apoio ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, por sua atuação na operação Carne Fraca.

Ramalho elogiou a rápida atuação do governo para contornar às ameaças de suspensão à carne brasileira pelo mundo, ressaltando que se tratava de um problema de corrupção e não da sanidade.

Em demonstração de apoio ao documento, o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Marcelo Vieira, estava no palco na abertura do GAF Talks, ao lado de outros líderes do setor rural.

Maggi deveria abrir o evento em São Paulo, mas teve de ficar em Brasília por conta de compromissos relacionados aos recentes acontecimentos ligados ao setor de proteína animal.

Confira abaixo o manifesto na íntegra:

 

MANIFESTO GAF TALKS

O recente episódio sobre as carnes colocou, equivocadamente, o setor brasileiro de proteína animal no epicentro de uma crise de credibilidade e confiança.

Passado o ápice dos acontecimentos, ficou claro que houveram deslizes, erros e exageros, que combinados fizeram casos pontuais parecer o modelo de negócios do setor de carnes do País.

Com o decorrer dos fatos, constatou-se, posteriormente, que não se tratava de uma investigação sobre fraude alimentar, e sim sobre corrupção de alguns poucos agentes públicos, com a cadeia produtiva das carnes utilizada apenas e tão somente como o veículo utilizado para este fim, por fim se tornando vítima do que aconteceu.

No papel de líder, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, tomou a dianteira do ocorrido, e com suas, ressaltamos, rápidas e certeiras ações, contribuiu de maneira decisiva para o esclarecimento da situação, estancando a crise.

Ancorado em um posicionamento Republicano e de Estadista, o ministro Maggi e a equipe do Ministério agiram com velocidade, transparência e estofo técnico, para a resolução do caso.

Mais do que apenas defender a verdade para o setor das carnes, o ministro Maggi atuou para assegurar a saúde do consumidor e reiterar junto à comunidade internacional a excelência em sanidade e qualidade do produto brasileiro.

A rápida reabertura e retomada das exportações para os principais mercados compradores da carne brasileira somente evidenciam a competência e eficácia do trabalho que foi desenvolvido pelo ministro Maggi.

O imbróglio foi e ainda é grande, mas as entidades representativas da agropecuária e do agronegócio reunidas por ocasião desta edição do Global Agribusiness Forum (GAF) Talks ratificam sua confiança no ministro Blairo Maggi para o completo reordenamento e restabelecimento da situação pré-crise.

A verdade é que com expressiva participação na geração de divisas, renda e emprego, a agropecuária e o agronegócio brasileiro crescem de modo sustentável, e devem continuar sendo cada vez mais motivo de orgulho para o País.