Iniciativa da SRB para aproximar o campo da cidade tem edição de estreia marcada para o dia 6, no Mube

A cidade de São Paulo recebe no próximo dia 6 a primeira edição da Feira Viva, evento que reúne produtores rurais e chefs de cozinha renomados para estreitar a relação entre agricultura, gastronomia e meio ambiente. Para fomentar a gestão moderna no campo com produtos de forte apelo regional, o evento traz para a capital paulista alimentos produzidos sob o conceito de terroir – termo francês que designa a origem dos produtos e suas particularidades. A 1ª edição da feira acontece das 10h às 19h no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), localizado no Jardim Europa.

A Feira Viva foi desenvolvida em 2016 pela Sociedade Rural Brasileira (SRB), o produtor rural Patrick Assumpção, do Vale do Paraíba, e a agrônoma Keila Malvezzi, com patrocínio do banco Santander e ícones da cozinha brasileira, como Alex Atala (D.O.M.) e Helena Rizzo (Maní). O projeto se baseia na realização de quatro edições anuais – uma para cada estação do ano, sendo a primeiro no Outono – com o objetivo de aproximar o produtor rural dos consumidores urbanos.

“O Brasil pode oferecer uma variedade gigantesca de produtos de altíssima qualidade e identidade regional, produzidos com técnicas modernas que conciliam o meio ambiente àatividade rural”, destaca João Adrien, diretor da SRB. Segundo ele, a intenção da Feira Viva é promover a produção agrícola de pequena escala, com alto valor gastronômico e cultural. Da mesma forma que o Brasil se consolidou como um grande produtor de commodities, o evento aposta no potencial da agricultura local para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do País. “Um dos nossos principais desafios é firmar o conceito de terroir entre o público brasileiro, assim como já acontece nos países europeus”, diz Adrien. Além disso, a feira inaugura uma série de ações planejadas para a comemoração do centenário da entidade rural, que acontece em 2019.

Segundo o agrônomo Patrick Assumpção, o consumidor precisa saber como os alimentos são produzidos, onde e por quem, para ser capaz de definir um cardápio saudável para sua família. “Por isso, fizemos questão de oferecer somente produtos sazonais e locais”, enfatiza o produtor rural. “A Feira Viva nos traz a possibilidade de disseminar, por meio da gastronomia, novos modelos de negócio que conciliam produção agrícola e preservação ambiental, demonstrando que essas duas atividades podem caminhar juntas”, diz Assumpção.