A Sociedade Rural Brasileira vem participando ativamente das discussões que envolvem o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). E alerta para a necessidade do pecuarista seguir vacinando o rebanho em diversos estados brasileiros. No caso do estado de São Paulo, atendendo um pedido da SRB e de outras entidades, o plano prevê que as campanhas de vacinação sejam mantidas pelo menos até o final de 2022.

“A retirada da vacinação em São Paulo é um tema que ainda precisa ser melhor discutido já que o estado concentra boa parte dos frigoríficos do País, recebendo animais de diversas regiões”, explicou o diretor executivo da SRB, Luiz Roberto Zillo. Ele conta que em reuniões realizadas no final de 2020, chegou a ser cogitada a suspensão da vacina no chamado bloco IV, que inclui São Paulo, já a partir de 2021. Mas após diversas discussões, houve consenso para que o prazo fosse prorrogado até o segundo semestre de 2022.

“A decisão é benéfica para São Paulo que ainda precisa de muita organização na gestão do plano e seria impactado pela restrição no trânsito de animais de outros estados”, complementou.

Desta forma, a SRB alerta aos pecuaristas sobre o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa a partir de primeiro de maio. Nessa fase devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades, para a maioria dos estados brasileiros, incluindo São Paulo, conforme o calendário nacional de vacinação. A previsão é imunizar cerca de 170 milhões de animais. Dos 21 estados que realizam a imunização dos animais neste período, no Amazonas e em Mato Grosso participam apenas os municípios que ainda não suspenderam a vacinação, enquanto no Espírito Santo ocorrerá para bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

Vale lembrar que os estados do Paraná e Rio Grande do Sul já foram considerados livres de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A SRB sempre fez parte do Grupo de Trabalho (GT de AFTOSA), juntamente com entidades como CNA e FAESP, que decidem conjuntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os movimentos importantes que norteiam o PNEFA, plano iniciado em 2017 e definitivamente implementado em 2018.

“Temos muito orgulho de participar deste debate tão importante para o futuro da pecuária nacional e das exportações de carne bovina, que garantem boa parte do superávit comercial brasileiro”, destacou a presidente da SRB, Teresa Vendramini.