Líder da entidade no período da Assembleia Nacional Constituinte recebe placa na Sessão Solene do Dia do Agricultor e Produtor Rural

 

O ex-presidente e atual membro do Conselho da Sociedade Rural Brasileira (SRB) Flávio Teles de Menezes foi o homenageado na Sessão Solene do Dia do Agricultor e Produtor Rural, realizada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) nesta segunda-feira, 05 de agosto. Criada pelo ex-diretor da entidade deputado Frederico D´Ávila, a iniciativa da sessão solene reconhece a importância do trabalho de produtores rurais para o desenvolvimento econômico no País.

Flavio presidiu a SRB em dois mandatos, entre 1984 e 1990, época da transição para a nova república. Liderou articulações no Congresso Nacional em debates sobre para que a entidade tivesse papel ativo na Assembleia Nacional Constituinte, para o debate das bases da Constituição Federal de 1988. O dirigente teve papel fundamental na formulação da proposta que garantiu aos produtores rurais que a propriedade fosse insuscetível de desapropriação para fins de reforma agrária, além de prever um plano agrícola para o País.

Após a homenagem na ALESP, Menezes recebeu mensagens de outros ex-presidentes da entidade. “Sua gestão à frente da SRB, sem demérito a todos os demais presidentes, fez dele o que sempre foi: um homem à frente do seu tempo, um visionário cuja cultura e espírito legitimamente democrático e liberal foi o farol do trabalho da nossa bancada durante os trabalhos da Constituinte”, escreveu o ex-Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. “A homenagem prestada ao Flávio mostra a dimensão do respeito e conhecimento de nossa história”, disse trecho da mensagem de Gustavo Diniz Junqueira, atual secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Para o atual presidente da SRB, Marcelo Vieira, Flávio Teles de Menezes é merecidamente reconhecido como uma das grandes lideranças da entidade e do agronegócio brasileiro. “Nosso centenário é momento oportuno para exaltar o esforço de pessoas como o Flávio, que trabalharam pela garantia dos direitos dos produtores e pelo desenvolvimento do País.